Logo PUCPR

OS GUARANI E A TEKOHÁ: O LUGAR ONDE SOMOS O QUE SOMOS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Este relatório final diz respeito ao trabalho de iniciação científica desenvolvido a partir do projeto de pesquisa “Os Guarani e a Tekohá: o lugar onde somos o que somos”. – OBJETIVOS: O projeto possui como objetivos a compreensão da realidade e diversidade guarani e de seu vínculo íntimo e particular com a terra, a assimilando como algo que transpassa o espaço físico e é regente de múltiplos sistemas e aspectos fundamentais da cultura. Visa ainda repensar a racionalidade moderna, sob a qual se constituem as sociedades nacionais e seu abissal impacto na relação não exploradora e não capitalista das sociedades tradicionais com a natureza. – MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foram discutidas questões como o afastamento dos povos de suas terras, que urgem por demarcações, bem como a interferência das sociedades nacionais na relação não exploradora que os povos indígenas possuem com a natureza – responsável por alterar de maneira profunda o modo de vida e os comportamentos socioculturais dessas sociedades tradicionais. O relatório versa sobre a questão Guarani e a territorialidade e abrange também, de forma breve, o papel do Direito nascente nos consequentes desdobramentos dessa. É, portanto, uma breve síntese sobre a relação umbilical do indígena com a terra, particularmente do povo Guarani com a sua tekoha – o lugar onde são o que são. Realizada através da metodologia de revisão bibliográfica. – RESULTADOS: a pesquisa possibilitou concluir que os povos Guarani existem porque resistem. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em um processo de reinvenção constante, sobrevivem à violência de séculos, aos abusos, opressões e apropriações, à um sistema que incessantemente tenta destitui-los de sua identidade e, acima de tudo, de sua terra. Existindo, desafiam a ideia de que progresso significa deixar de ser Guarani.

PALAVRAS-CHAVE:

diversidade; Guarani; territorialidade; Tekohá; cultura indígena; direitos indígenas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O6.6) PIBIC Jr: MECA, DIR, DIRH, PLAN : 26/10 – 14h00 – 16h00 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos da PUCPR
Estudante do Colégio Marista Paranaense, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Calina Friedrich Monteiro Cezar.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email