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JUSTIÇA PENAL RESTAURATIVA E O DIREITO NAS ESCOLAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: A pesquisa conceitua Justiça Restaurativa e disserta sobre sua aplicabilidade e eficiência, sobretudo em ambientes acadêmicos com infrações infanto-juvenis. – OBJETIVOS: Essa pesquisa analisa a aplicabilidade da Justiça Restaurativa, sobretudo em instituições de ensino, visando fazer um estudo crítico examinando benéficos e defeitos nessa. Ademais, a pesquisa procura incentivar pesquisas e estudos sobre o tópico, a fim de desenvolvê-lo e disseminá-lo para outras esferas. – MATERIAIS E MÉTODO: Em primeiro ponto, a pesquisa delineia a Justiça Restaurativa e seus princípios, posto isto foi estudado casos, os quais o método restaurativo foi aplicado em âmbito escolar, de modo a ponderar seus sucessos e fracassos. Assim, analisando aspectos, os quais o método restaurativo precisa se desenvolver. – RESULTADOS: A pesquisa desenvolveu uma palestra no Colégio Marista de Londrina, a qual foi apresentada para os alunos do 3o ano do Ensino Médio. Nessa conferência, as orientandas explicaram os princípios da Justiça Restaurativa e suas aplicações, utilizando práticas pedagógicas, de modo a tornar a linguagem mais simples e acessível aos alunos. Assim, objetivando instigar nas estudantes reflexões sobre a conduta da Justiça Penal tradicional e a possibilidade de fundarmos uma justiça mais humana, a qual priorize a reintegração e a reparação de danos, sobre a retribuição. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O artigo questiona as atribuições da escola, criticando seus métodos verticalizados e tradicionais que refletem os procedimentos da Justiça Criminal tradicional. O estudo concluiu que a Justiça Restaurativa se apresenta como um futuro promissor para o Sistema Penal. Assim sendo, a Justiça Restaurativa busca soluções dialogadas, pacíficas, que respeitem os Direitos Humanos e dignidade dos envolvidos para conflitos infanto-juvenis, visando a reintegração e reeducação desses. Diante disso a aplicação do método restaurativo nas instituições de ensino, demonstra-se como uma alternativa de criar seres humanos melhores para a sociedade, visto que a escola é uma instituição fundamental na socialização e edificação de caráter.

PALAVRAS-CHAVE:

justiça restaurativa; educação; direitos humanos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O4.12) PIBIC Jr – DIR, DIRpb, DIResp, CI (CFS – Teams) : 25/10 – 14h00 – 16h00 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos da PUCPR
Estudante do Colégio Marista Londrina, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Nilson Douglas Castilho.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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