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VIVÊNCIA ACADÊMICA: ANÁLISE SOCIAL DA INCIDÊNCIA DE SOFRIMENTO PSÍQUICO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE WEB

RESUMO

INTRODUÇÃO: O sofrimento psíquico é resultante de fatores socioeconômicos, culturais, biológicos e ambientais, incluindo-se aqui os marcadores sociais da diferença e identidade. Para pensarmos este fenômeno, é importante considerarmos essa multidimensionalidade que produz diversas intersecções, maneiras singulares e vivências pessoais que caracterizam diferentes modos de ser, estar e transitar no mundo. Dentre essas vivências a experiência/vida acadêmica gera intensas modificações individuais, relacionais e sociais e que podem afetar a saúde mental dos estudantes. Para além dessas mudanças, na escola se expressam alguns dos sinais e sintomas de sofrimento psíquico que não são unicamente advindas do espaço escolar. Por isso, é fundamental que responsáveis, familiares e profissionais da educação dialoguem entre si e estejam alertas às questões de saúde mental, fazendo com que a escola se torne um locus privilegiado de promoção de saúde e de prevenção da ocorrência ou agravamento de quadros de sofrimento psíquico. A partir do apresentado, nesta pesquisa, a noção de interseccionalidade dos marcadores sociais da diferença e identidade permite identificar as características sociais que estão articuladas com a produção e a manutenção do sofrimento psíquico. – OBJETIVOS: Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal analisar a prevalência de sofrimento psíquico no âmbito acadêmico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand em sua intersecção com os marcadores sociais da diferença e identidade. Na pesquisa objetivamos identificar sinais e sintomas que indiquem a existência de sofrimento psíquico na comunidade acadêmica, bem como criar um histórico de indicadores de saúde mental. Dessa forma, o trabalho busca contribuir para a identificação de demandas de saúde mental e potenciais intervenções e encaminhamentos a profissionais especializados. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, a fim de realizar a coleta dos dados relacionados à saúde mental estudantil, efetuou-se a informatização do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) em um software web. Para a realização desta conversão, utilizou-se tecnologias de desenvolvimento web, entre elas a linguagem de programação PHP, a linguagem de marcação HTML, a folha de estilo em cascata CSS, assim como o gerenciador de banco de dados MySQL. – RESULTADOS: Como resultado desta aplicação, percebeu-se que 70,83% dos estudantes da instituição encontram-se com indicativos de sinais e sintomas de sofrimento psíquico, ao passo que 29,17% não. A partir desses resultados, constatou-se que há maior prevalência de sintomas de sofrimento psíquico em mulheres, populações mais pobres e dissidentes da cisheterossexualidade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, conclui-se que o software construído pode ser utilizado como ferramenta do fazer da Psicologia no que tange a avaliação da saúde mental, considerando os marcadores sociais da diferença e identidade, bem como contribui para a coleta de dados e o direcionamento de intervenções em saúde mental, as quais podem ser moldadas com base na incidência de sinais de sofrimento psíquico na instituição de ensino.

PALAVRAS-CHAVE:

saúde mental; sofrimento psíquico; software Web; marcadores sociais da diferença e identidade; escola.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O4.7) PIBITI – MED, ODO, PSICO : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Sala Jacarandá 02
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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