INTRODUÇÃO: O público que ingressa em cursos superiores nas áreas de STEM é observado como escasso e homogêneo, ocasionando a falta de profissionais e de diversidade de gênero. Desse modo, é evidente a necessidade de um meio que estimule os estudantes do ensino fundamental e médio a ingressarem em atividades relacionadas a STEM. – OBJETIVOS: Portanto, faz-se necessário investigar como a metodologia STEM influencia os estudantes do segmento K-12 na escolha da carreira profissional. Para tanto, pretende-se usar as metodologias de ensino Project-Based Learning (PjBL) e Hands-on-approach, promovendo o ensino por meio do conhecimento empírico e de soluções de problemas encontrados no mundo real. – MATERIAIS E MÉTODO: Este projeto usou a abordagem do CDIO (Conceive, Design, Implement & Operate) para a sua execução. – RESULTADOS: As duas primeiras etapas, de concepção e de design, foram concluídas com sucesso. Contudo, o projeto encontrou dificuldades nas etapas de implementação e de operação. Isto limitou o desenvolvimento do projeto, impactando nestas duas etapas e sugerindo que os trabalhos continuem em uma nova proposta deste projeto. Para contornar este problema, foi realizada uma pesquisa com professores do segmento K-12 para analisar a viabilidade, atratividade e valorização do projeto. Os resultados mostram que a proposta de uso da PjBL e Hands-on-approach pode tornar o ensino mais atrativo nas áreas englobadas por STEM. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente pesquisa buscou investigar a influência da metodologia STEM em estudantes do segmento K-12 para a escolha da carreira, bem como conceber um modelo de concepção e design do projeto, aplicar o modelo e avaliar os resultados obtidos. Tendo em vista que durante a etapa de implementação foram encontradas dificuldades que impediram a aplicação prática do projeto, os objetivos específicos III e IV, relacionados a aplicação do modelo e análise da viabilidade e consistência do modelo criado, não foram atingidos, bem como não foi possível investigar a fundo a influência prática que a metodologia exerce sobre os alunos. No entanto, a partir da etapa de concepção, design e pesquisa com os educadores do segmento K-12, foi possível cumprir com os objetivos específicos I e II, relacionados a concepção e projeto do modelo, bem como avaliar com os colaboradores das escolas qual seria a possível influência do projeto nos alunos. Assim, é possível afirmar que o estudo gerou resultados positivos em relação a fundamentação teórica do projeto e recomendações para futuros trabalhos que realizem a etapa de aplicação nas escolas.