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VALIDAÇÃO DE PLATAFORMA HÍBRIDA DE APRENDIZAGEM ASSOCIADA A SIMULADOR DE AUSCULTA MÉDICA

RESUMO

INTRODUÇÃO: Estudos sobre jogos e simulações virtuais de pacientes para educação médica avaliam domínios do envolvimento, como satisfação, fluxo (diversão, prazer e concentração), e variedade. Jogos e elementos de gamificação introduzem diversão e emoção em ambientes estressantes, e, quando bem desenhados, são cognitivamente desafiadores e apoiam os alunos envolvidos, facilitando a progressão através de tarefas difíceis. Essas tarefas envolvem os alunos em diferentes aspectos do jogo sério, como estratégias, colaboração, tomada de decisões, competição, coleta de evidências, revisão de feedback e reflexão. Considerando os fatos acima e a necessidade de um bom treinamento de futuros profissionais de saúde foi criado em 2019 um projeto para o desenvolvimento de um jogo sério que permitisse o aprendizado de semiologia. – OBJETIVOS: Testar e validar o jogo de tabuleiro “Semio Game” baseado em plataforma híbrida digital associada a simulador de ausculta para o ensino e aprendizagem de assuntos de semiologia e clínica médica. – MATERIAIS E MÉTODO: O tabuleiro digital aborda temas referentes às técnicas de anamnese, exame físico, à fisiopatologia e principalmente semiologia sob a forma de casos clínicos, perguntas com alternativas e perguntas diretas no modo desafio. Os níveis de conhecimento e complexidade das questões são compatíveis com o esperado do estudante que cursou a disciplina de semiologia e/ou propedêutica no ensino médico, de forma a estimular a autonomia do estudante, sua autoconfiança, sua aptidão para a resolução de problemas e o senso crítico. Para tanto foram realizadas sessões de jogos com 17 estudantes de medicina divididos em subgrupos. Após o fim de cada sessão do jogo os alunos responderam a um questionário que abordou perguntas sobre as impressões práticas a respeito da plataforma. Os dados coletados foram compilados, consolidados e analisados através de ferramentas estatísticas específicas de modo a inferir, a partir de amostragem aleatória simples, a respeito da usabilidade, ludicidade, grau de aprendizagem e aplicabilidade da plataforma, de forma a validar o uso dessa plataforma como instrumento de ensino médico na comunidade acadêmica médica. – RESULTADOS: Neste estudo foram colocados à prova a integração e o funcionamento da plataforma de ensino de semiologia e clínica médica baseada em um jogo de tabuleiro com interatividade eletrônica associada ao simulador de ausculta semiológica de tórax humano. Através de ferramentas consolidadas, disponíveis para validação de jogos, que aplicam questionários de forma a avaliar diferentes aspectos da interação jogador-jogo, obtivemos um conjunto de dados que se demonstraram positivos quanto à aplicabilidade e aceitação da solução na prática do ensino da teoria médica. De forma geral as respostas apontaram para uma boa aceitação do modelo proposto tanto em termos de plausibilidade prática, quanto em termos de aproveitamento pedagógico. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observamos uma boa aceitação da plataforma pelos usuários, com destaque para a percepção de inovação que culminou aprendizado e percepção de ganho de habilidade dos conteúdos médicos abordados. Desta forma, o Semio game é uma solução de interatividade e ferramenta de motivação de aprendizagem no ensino dentro das cadeiras de semiologia e clínica médica do curso de Medicina.

PALAVRAS-CHAVE:

semiologia; gamificação; simulação; ensino médico; validação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O4.7) PIBITI – MED, ODO, PSICO : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Sala Jacarandá 02
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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