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SALVE A CIRURGIA”: VALIDAÇÃO DE JOGO SÉRIO DO PACIENTE CIRÚRGICO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Cirurgias são técnicas escolhidas para auxiliar ou aliviar os indivíduos com suas debilidades. A intenção do programa “A Cirurgia Segura Salva Vidas”, elucidado no manual, tem como objetivo reduzir o número de mortes e complicações cirúrgicas; sendo assim, ele desenvolve condutas consideráveis para sua conquista. Pelo motivo da área da saúde ser complexa, não é difícil se deparar com pacientes que acham suas orientações pré/pós-cirúrgicas complicadas ou até mesmo extensas. Jogos sérios são soluções claras que refutam a ideia que aprender não pode ser de uma maneira prazerosa. – OBJETIVOS: O objetivo desse estudo é a validação de um jogo sério acerca da cirurgia segura com o foco na orientação do paciente. O jogo engloba informações educando o paciente a respeito do que sucederá com ele desde sua entrada no hospital até o momento da chegada na sala cirúrgica e, por meio dessa ferramenta, assimilar uma cirurgia segura. – MATERIAIS E MÉTODO: O conteúdo educacional a ser abordado no jogo desenvolve aspectos benéficos para a formação de um usuário consciente sobre seus acontecimentos durante o período hospitalar. De modo que apresentará o ambiente, debaterá as questões de alimentação (durante esse período), trará́ situações que necessitam de sua devida atenção e exibirá os cuidados médicos que ocorrerão de maneira geral em momentos de internação (sem focar em nenhum tipo de cirurgia específica). – RESULTADOS: Foi feita a validação inicialmente com 10 juízes com experiência em centro cirúrgico (profissionais da saúde médicos ou enfermeiros). Obteve-se mais de 90% de aprovação e as principais contribuições dos juízes foram em relação à jogabilidade, conteúdo e a utilidade, o qual o aplicativo foi elogiado principalmente para o uso educacional. Ao serem questionados a respeito de mudanças que fariam, ter uma “nota” ao final de todas as perguntas e incluir setas ou algum informativo para saber quando clicar para mudar a página, foram demandas; a qual a última foi adquirida. Quando perguntados sobre feedbacks negativos é possível citar a questão de simplificar as respostas (deixando as mais compreensíveis). Enquanto feedbacks positivos foram: “bem informativo e interativo” e “interessante a proposta e um aprendizado para o paciente”. Após essa validação inicial foi feita novamente com as mesmas perguntas com 50 acadêmicos da área da saúde (curso de medicina e enfermagem). Feedbacks positivos foram: “uma forma diferente dos pacientes entenderem melhor como funciona o período hospitalar”, “gostei da praticidade e como é fácil de entender”, “o aplicativo é fácil de usar, intuitivo e provocativo, uma vez que faz o paciente pensar sobre sua cirurgia”, “excelente ideia e execução. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acerca das dificuldades desse projeto, é possível referir o trabalho de analisar os “feedbacks” recebidos e modificar os segmentos necessários. Também é cabível mencionar o esforço que foi achar juízes e acadêmicos dispostos a testar o aplicativo. Acerca dos ganhos, a maioria as respostas adquiridas no formulário auxiliaram para a melhoria do jogo, independentemente de seu cunho. Juntamente a isso, é possível acreditar na capacidade dessa ferramenta e que seu objetivo foi alcançado.

PALAVRAS-CHAVE:

educação médica; segurança do paciente; jogos experimentais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P3.3.8) Sessão Pôster: PIBITI – Todas áreas e PIBIC – Ciências Exatas e Agrarias (P.3) : 26/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde A01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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