INTRODUÇÃO: Este projeto de iniciação científica tem como pergunta/problema de pesquisa: Quais estratégias podem ser adotadas pelas escolas para promoção da saúde e bem-estar de crianças e adolescentes? – OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa de iniciação científica pretende: Identificar estratégias adotadas nas escolas para promoção da qualidade de vida de crianças e adolescentes, que integrem profissionais da saúde e educação. Tal objetivo será alcançado mediante desenvolvimento dos seguintes objetivos específicos vinculados ao projeto de origem: Mapear as concepções sobre bem-estar de estudantes, profissionais da educação e familiares dos estudantes, em contextos pós-pandemia COVID-19; Relacionar a garantia de direitos nos cotidianos das infâncias e adolescências com as percepções sobre bem-estar enunciadas coletivamente, em contextos pós-pandemia COVID-19; Identificar estratégias para formação de profissionais da educação na promoção e fortalecimento coletivo do bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários; Promover a construção corresponsável de tecnologias para o desenvolvimento sustentável e melhora da qualidade de vida no contexto escolar e comunitário. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi orientada na abordagem qualitativa, mediante desenvolvimento das etapas previstas no plano de trabalho. – RESULTADOS: No primeiro semestre de desenvolvimento da pesquisa PIBIC a principal atividade se relaciona aos trabalhos de revisão, via busca de referenciais sobre as categorias em estudo na plataforma SciElo, Na busca na plataforma SciElo, a partir dos descritores “saúde AND escolas” e aplicação de filtros específicos, foram localizados 161 artigos, os quais estão sendo submetidos à análise a partir de critérios de inclusão e exclusão. Também houve a contribuição da bolsista na elaboração do formulário que será aplicado via online com os participantes da pesquisa em etapas futuras. No decorrer do primeiro semestre, houve também, a participação nas reuniões do grupo de pesquisa “Políticas Públicas, Diretos Humanos e Formação de Professores” e o acompanhamento da disciplina de Currículo e Avaliação ofertada pelo PPGE/PUCPR. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa em desenvolvimento já apresenta indicativos da importância da escola na garantia de direitos da infância, em especial a educação e a saúde. Nessa etapa do estudo, observamos os reflexos da pandemia na saúde mental dos jovens, como um dos fatores indicados nas pesquisas analisadas, que contribuem na construção de uma noção de bem-estar e qualidade de vida.