INTRODUÇÃO: O uso de ferramentas e instrumentos sempre estiveram presentes na construção dos resultados em design, independente das especificidades múltiplas da área. Assim, independentemente se o design é relativo à expressão gráfica, digital, produto, moda, embalagem, serviços, dentre outras, as ferramentas figuram como elementos essenciais de materialização na área. A ligação à indústria e à produção seriada tornam o design automaticamente conectado aos modos de produção e finalização. No entanto, na atualidade observa-se uma grande diversidade de ferramentas de materialização de ideias, que vão desde os instrumentos que facilitam as expressões manuais, também conhecidas como analógicas, até os mecanismos digitais tais como softwares e plataformas de execução. – OBJETIVOS: Assim, o problema desta pesquisa teve como objetivo geral compreender como as relações entre ensino e aprendizagem se configuram atualmente no curso de design, levando em consideração a multiplicidade de instrumentos e ferramentas disponíveis. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, o estudo se desenvolveu a partir de revisão de literatura sobre as relações entre arte, design e artesanato, bem como os aspectos referentes à industrialização. Tal revisão, serviu para desenvolver um panorama conceitual para a extração de termos-chave estruturais para um modelo de análise que, além de sintetizar os principais tópicos da revisão, atuou como protocolo de escolha dentre uma amostra de expressões de design diversas, no âmbito nacional, e que fazem uso de ferramentas analógicas e digitais. – RESULTADOS: A seleção oriunda desse procedimento metodológico se apresentou como uma oportunidade de aprofundamento num estudo de caso focado nas características manuais e digitais dos exemplos selecionados. Complementando essa abordagem, uma coleta de dados junto aos estudantes e professores de design da PUCPR, explorou as percepções do problema nas relações de ensino e aprendizagem na área e como se dá atualmente a construção do conhecimento no contexto ferramental múltiplo e cambiante, ou seja, exposto a constantes mudanças e atualizações. Os resultados da coleta foram formatados em gráficos, seguidos de análises que geraram a base da discussão em torno dos temas estudados, finalizando com a conclusão relativa às frentes de execução, as expectativas dos estudantes referentes a elas e o papel dos professores e professoras do design. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, o estudo buscou contribuir com reflexões sobre as possibilidades de integração entre os modos de produção, evitando as preferências e dualidades que a expressão manual e digital podem causar na formação dos estudantes.