INTRODUÇÃO: Esta pesquisa analisa o Projeto SOLO – mães solo vivendo a pandemia no Brasil. A publicação, em formato de website, conta a história de doze mulheres, mães solo, durante o período da pandemia de COVID-19. Desenvolvido por sete fotógrafas, as narrativas utilizam a fotografia como linguagem principal, mas incluem outros recursos como texto, vídeo, colagem, desenhos, áudios e textos de aplicativos de troca de mensagens. Desenvolvido ao longo de um ano, o projeto foi financiado através do edital Emergency Found for Journalist, lançado pela National Geographic Society, em 2020. – OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as narrativas fotográficas buscando compreender os recursos narrativos utilizados e a abordagem do projeto que se constitui a partir de um método colaborativo, mais lento e processual. Pretendeu-se discutir novas configurações, formas de produção e abordagens para além daquelas que estão postas hoje na maioria dos veículos que reproduzem o fazer fotojornalístico e o uso da imagem fotográfica a partir de um imediatismo. Buscou-se também neste percurso de investigação entender a história do fotojornalismo, a evolução da linguagem fotográfica neste campo a partir de uma crítica que proporcionasse uma reflexão sobre as práticas fotojornalísticas que muitas vezes reproduzem processos opressores, principalmente em sua abordagem. Os objetivos específicos foram: identificar as estruturas narrativas dos trabalhos; identificar se há formas narrativas que se repetem nas reportagens, identificar e analisar o uso de texto e outros elementos junto com as fotografias, realizar entrevista em profundidade com uma das fotógrafas do projeto. – MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização da pesquisa foi feita uma série de leituras a partir de uma bibliografia que abarcou a história do fotojornalismo, linguagem fotográfica, e metodologia de pesquisa em comunicação. A partir de uma navegação exploratória no site do projeto, foi selecionada uma história para análise aprofundada. Visando compreender o processo de trabalho das fotógrafas envolvidas no projeto, duas entrevistas em profundidade foram realizadas. – RESULTADOS: O processo de pesquisa revelou que, na prática contemporânea do fotojornalismo, novas propostas de abordagem fotográfica e de aproximação entre fotógrafo e personagem, possibilitam a produção de um material mais empático e complexo, rompendo com uma lógica imediatista, característica do fazer tradicional fotojornalístico. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em uma tentativa de identificar e analisar as novas formas do fazer fotojornalístico, esta investigação propõe a ampliação das reflexões sobre a linguagem fotográfica e outros recursos narrativos presentes no fotojornalismo.