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A METROPOLIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES URBANAS: CENTRALIDADES DA LINHA VERDE, Curitiba, PR

RESUMO

INTRODUÇÃO: O contexto geral da pesquisa se situa nos efeitos promovidos pela implementação de um projeto estruturante – Linha Verde, em Curitiba, PR, em particular, no estudo sobre centralidades urbanas geradas pela intervenção ou alteradas por ela. A presente pesquisa científica visa mostrar como um novo eixo estrutural urbano, neste caso de estudo a Linha Verde, pode gerar novas Centralidades Urbanas. – OBJETIVOS: Foi desenvolvida tendo por objetivo avaliar a efetividade do projeto Linha Verde, face a criação de novas centralidades urbanas. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foram analisadas as já existentes a fim de observar se estas são anteriores ou surgiram devido a implementação desse eixo viário e de que maneira a efetuação de uma obra urbana desse porte pôde afetar em áreas distintas entre si. Esta observação de cunho acadêmico científico foi feita por meio da revisão bibliométrica de artigos e revistas científicas, as quais trouxeram conceitos e conhecimentos sobre como se caracterizam esses centros de fluxo. Tais critérios são aplicados em ferramentas de busca, como programas e sites de mapas virtuais que mostram a Linha Verde ao longo do tempo. As ferramentas virtuais aliadas a mapas e pesquisas que mostram as condicionantes trazidas pela revisão bibliométrica realizada, como a polarização e atração que existem no interior das centralidades, tendo por finalidade verificar sua repercussão no crescimento da metrópole Curitibana com a implementação do eixo de desenvolvimento. – RESULTADOS: Na revisão da literatura, dentre outras obras, foi identificado e incorporado um estudo sobre as centralidades funcionais de Curitiba, feito dentro das regionais da metrópole, tendo como variáveis principais a concentração de atividades econômicas e concentração de compra ou atividades pessoais. Metodologicamente, após esta revisão, foi realizada uma análise comparativa destes parâmetros com os determinados pela nova lei de zoneamento, uso e ocupação do solo e pelos demais documentos regulatórios do município de Curitiba, PR que tiveram relação com o projeto em questão. Os resultados demonstraram que a Linha Verde se comporta como um elemento de importante papel no desenvolvimento urbano, ou seja, este eixo em cooperação com outras vias similares com funções de conectores, classificadas como setoriais e coletoras 1, está presente no auxílio à dispersão dos fluxos de pessoas facilitando o acesso às áreas mais remotas da capital paranaense e, desse modo, criar oportunidades para novos empreendimentos, sejam eles comércios, serviços ou habitações coletivas de grande densidade decorrentes e indutoras de intenções urbanísticas na criação de novas Centralidades Urbanas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que há fortes indício da efetividade potencial na criação de novas centralidades bem como na articulação desta proposição com outras existentes e incentivadas pelo município.

PALAVRAS-CHAVE:

centralidade urbana; eixo estrutural; polarização; zoneamento; Linha Verde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O7.3) PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas – PLAN : 26/10 – 16h30 – 18h30 – Auditório – Carlos da Costa
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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