Logo PUCPR

A IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO PARA O EMPREGO NA ECONOMIA DO ESTADO DO PARANÁ – 2015-2020

RESUMO

INTRODUÇÃO: A atividade do agronegócio é o segmento mais rentável da economia nacional, e possui significativa participação sobre o PIB brasileiro e da população economicamente ativa do país. O Estado do Paraná destaca-se no cenário nacional por ser um dos principais exportadores do agronegócio. – OBJETIVOS: O trabalho tem por objetivo descrever o emprego formal do agronegócio e suas características no Estado do Paraná no período de 2015 a 2020. – MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada deu-se a partir dos dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A Rais é uma importante fonte de registros administrativos sobre o mercado de trabalho formal no Brasil. Os empregos formais do agronegócio foram desagregados em onze atividades, conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0. – RESULTADOS: Os resultados indicam que o setor do agronegócio é importante como componente do mercado de trabalho formal do Estado do Paraná, e dado o potencial do agronegócio na economia nacional e estadual, apresenta dinamismo e capacidade para a geração de empregos, divisas e renda. Além disso, evidenciou-se expressiva participação nos postos de trabalho formal nas atividades relacionadas a agricultura e abastecimento, tais como, Fabricação de Produtos Alimentícios e Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades relacionadas ao agronegócio apresentaram grande relevância no PIB estadual, na produção de alimentos e na renda, e por fim, na participação do volume de empregos. Outrossim, Faz-se necessário a ampliação de estudos que envolvem o setor e seu impacto econômico no mercado de trabalho, bem como, na renda e no Produto Interno Bruto.

PALAVRAS-CHAVE:

agronegócio; agronegócio paranaense; emprego formal; Paraná.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.4.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.4) : 25/10 – 12h00 – 12h30 – Hall – Bloco Verde B10
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email