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MAPEAMENTO DA ESTRUTURA INTELECTUAL DO CAMPO DA ESTRATÉGIA COMPORTAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A PSICOLOGIA SOCIAL E COGNITIVA, COM FOCO NAS EMOÇÕES, POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

INTRODUÇÃO: É notável que a esfera corporativa está inserida em cenários incertos que forçam frequentemente o rearranjo de organizações e mercados. Devemos considerar que os tomadores de decisão têm representações mentais de ameaça ou oportunidade em resposta ao seu ambiente externo, percepções e conotações emotivas são inconscientemente acompanhadas no funcionamento cognitivo. É notável que as emoções desempenham um papel importante perante os tomadores de decisões e consequentemente, no desempenho das organizações. Dessa forma, existem aspectos comportamentais em nível individual, relacionados a sua dimensão psicológica, que podem afetar o processo decisório dos gestores. A estratégia comportamental, área que propõe estudar esses aspectos e suas influências na gestão, é definida como a combinação da gestão estratégica com a teoria e a prática da psicologia cognitiva e social projetada para trazer pressupostos realistas sobre a cognição humana, emoção e comportamento social na gestão estratégica. – OBJETIVOS: O presente projeto de pesquisa visa desenvolver uma revisão sistemática acerca da área da estratégia comportamental e de sua relação com a psicologia social e cognitiva, com ênfase na identificação das relações entre as emoções e o processo decisório estratégico. – MATERIAIS E MÉTODO: Desenvolveu-se uma revisão sistemática para comprovar e atualizar os métodos teóricos necessários para verificar o problema definidos no projeto. Foi realizado um levantamento das produções acadêmicas realizadas entre janeiro de 1997 e fevereiro de 2021. A coleta de dados na base ISI Web of Science foi conduzida a partir dos termos-chave “Strategy AND Behavioral”, “Strategy AND social psychology”, “Strategy AND cognitive psychology”, “Strategy AND behavioral strategy”, “emotions AND behavioral strategy” e na base SPELL, utilizando os termos-chave “Estratégia e Emoções”, “Estratégia comportamental e psicologia social”, “Estratégia comportamental e psicologia cognitiva”, “Estratégia e Comportamento”, “Emoções e Estratégia comportamental”. A partir do levantamento dos artigos, leitura dos seus respectivos resumos e por fim, leitura integral do material, formou-se uma amostra acadêmica de 81 artigos que compuseram a presente revisão sistemática. – RESULTADOS: O resultado aponta que os estudos a respeito da fundamentação teórica, atribuições e aspirações da estratégia comportamental, além de pesquisas acerca das emoções são a maioria presentes nesta revisão sistemática, seguido de estudos a respeito da psicologia cognitiva e por fim, psicologia social. Além disso, vale considerar que os autores com maiores incidências na amostra final do material acadêmico para o presente projeto foram Augier, Cyert, March, Foss, Gavetti, Levinthal, Lovallo e Powell sobre fundamentação teórica, atribuições e aspirações da estratégia comportamental, além da aparição considerável de Huy quando analisamos estudos focados em emoções. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar as teorias organizacionais, percebe-se que os pesquisadores têm demorado a considerar emoções e sentimentos em pesquisas do comportamento organizacional. Isso começou a mudar nas últimas décadas devido à influência da psicologia, especialmente as pesquisas no campo da sociologia. Embora o número de pesquisas sobre como as emoções influenciam fortemente a cognição e o comportamento individual tenham aumentado, percebe-se, a partir da revisão sistemática e do presente projeto de pesquisa, que uma das tarefas mais desafiadoras para os pesquisadores de estratégia vem sendo mostrar como as emoções ao nível individual explicam os resultados coletivos ao nível organizacional.

PALAVRAS-CHAVE:

estratégia comportamental; psicologia social; psicologia cognitiva; emoções.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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