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EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL: PAÍSES DA REDE LATINO AMÉRICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como finalidade analisar as políticas públicas de Educação em Direitos Humanos. Este projeto está voltado à análise das estratégias e temáticas desenvolvidas como políticas públicas implementadas nos diferentes segmentos da Educação em Direitos Humanos nos países que compõem a Rede Latino América de Educação em Direitos Humanos na América do Sul. – OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas públicas de Educação em Direitos Humanos dos países que compõem a Rede Latino América De Educação em Direitos Humanos na América do Sul. Sendo os objetivos específicos I- Identificar nas políticas públicas de educação dos países selecionados as estratégias e as temáticas desenvolvidas nos países que compõem a Rede Latino América De Educação em Direitos Humanos na América do Sul. II- Comparar os temas de Direitos Humanos encontrados nas políticas públicas de educação dos países estudados com as recomendações internacionais da UNESCO. – MATERIAIS E MÉTODO: A abordagem pesquisa foi qualitativa compreendendo o contexto dos países para sustentar a análise documental com foco nas estratégias e temáticas nas políticas públicas de Educação em Direitos Humanos. Percebeu-se que o processo de Educação em Direitos Humanos é complexo por perpassar a uma construção gradual e contextualizada para a garantia, defesa e promoção dos direitos fundamentais. Desta forma o direito à educação e os direitos humanos é um instrumento indissociável do sujeito de direito. – RESULTADOS: Dos resultados percebeu-se que a América Latina possui especificidades na sua construção histórica, devido a busca de regimes democráticos, para promover a proteção dos direitos humanos fundamentais por meio da Educação em Direitos Humanos constituindo o cidadão crítico, com ideais para a justiça, liberdade e igualdade. O estudo também traz a necessidade da ampliação dos debates sobre a temática para que se possa pensar em estratégias para implementar a Educação em Direitos Humanos nos diferentes espaços sociais. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação é um instrumento formativo, e como um direito humano, está se constrói em contexto, se expressa com construção histórica, com o desenvolvimento da cidadania, na compreensão da dignidade humana, na formação de um sujeito que reconhece as injustiças sociais e demanda políticas públicas para reverter as desigualdades com vista no bem comum.

PALAVRAS-CHAVE:

educação em direitos humanos; políticas públicas; rede Latino Americana.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.2.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.2) : 25/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde B08
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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