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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL: ARGENTINA, BOLÍVIA, BRASIL

RESUMO

INTRODUÇÃO: A Educação e os Direitos Humanos se constroem historicamente como peça fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, decorre de um contexto de luta de grupos, marcados por caracrtisticas comuns que demandam políticas públicas firmadas para orientar e recomendar ações com o intuito de atender a todos, como exemplo as diretrizes nacionais e acordos internacionais, focados no desenvolvimento humano. No entanto, o processo de implementação das políticas públicas encontra empecilhos no momento de sua efetivação. – OBJETIVOS: A Educação em Direitos Humanos passa pela mesma dificuldade, tendo em vista a complexidade de temas envolvidos no processo de execução, nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de educação em direitos humanos dos países Argentina, Bolívia e Brasil, nos diferentes níveis de ensino, buscando compreender a abordagem que cada país tem ao tratar a respeito da educação na perspectiva dos direitos humanos. – MATERIAIS E MÉTODO: Para dar cumprimento às metas propostas, a pesquisa se dividiu em dois momentos, primeiro o levantamento bibliográfico de obras voltadas à educação em direitos humanos, políticas públicas e bioética, além de leituras direcionadas a questões sociais, que se mostraram essenciais para a compreensão teórica do trabalho. Segunda etapa foi acessar e analisar o portal SITEAL (Sistema de Información de Tendencias Educativas en América Latina), tendo em vista a educação nos países que a pesquisa propõe analisar. – RESULTADOS: No decorrer da pesquisa foi possível compreender acerca dos acordos internacionais e das diretrizes de educação vigentes em cada país selecionado para o estudo, bem como analisar as diferentes estratégias utilizadas para a realização a educação em direitos humanos. Dos achados identificamos que a Argentina e Bolívia possuem indicativos voltado aos direitos humanos, no entanto, o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, do Brasil, expressa objetivos específicas de educação em direitos humanos, além de recomendar ações e definir metas para o desenvolvimento humano com foco na desigualdade social e dignidade humana. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os dados demonstram que os três países analisados demonstram abordagens diversas em suas diretrizes educacionais, todos estão de acordo com a Agenda 2030, dando ênfase as metas voltadas à educação em direitos humanos.

PALAVRAS-CHAVE:

direitos humanos; políticas públicas; educação em direitos humanos; bioética; América Latina.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.2.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.2) : 25/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde B07
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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