INTRODUÇÃO: Esta pesquisa foi efetuada a partir do questionamento da relação entre a trilha sonora do filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e a estética da Tropicália, movimento vanguardista contemporâneo à gravação do longa-metragem. Foram analisados diferentes aspectos da obra, seu caráter crítico e humorístico de representação nacional em conjunto com a história do movimento tropicalista, seus principais objetivos e fundamentos e como estes dois momentos artísticos podem ter se relacionado para criar uma nova interpretação para o espectador com a utilização das trilhas sonoras. – OBJETIVOS: Analisar a trilha sonora do filme Macunaíma a fim de verificar se o impacto cultural do Tropicalismo musical se faz presente na seleção de canções e na sua função durante a narrativa do filme. – MATERIAIS E MÉTODO: O projeto foi desenvolvido a partir do método qualitativo para análise e interpretação de dados, mediante pesquisa de fontes bibliográficas sobre o Cinema Novo e o uso de trilha de canções em produções audiovisuais, bem como análises das estratégias tropicalistas. – RESULTADOS: Foi possível conectar as escolhas de Joaquim Pedro de Andrade para selecionar a trilha sonora para seu filme, Macunaíma, com os ideais e pensamentos tropicalistas presentes na época, como o uso de paródias, a tentativa de atribuir um novo significado (neste caso com a música) à uma situação mostrada em cena e até com alguns princípios compartilhados entre os movimentos modernista e tropicalista, como a antropofagia, que seria uma convergência de partida para as filosofias particulares de uma série de vanguardas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O cineasta, ao escolher a trilha sonora de seu filme aqui analisado, adotou meios tropicalistas de paródia e de mistura cultural para criar o cenário abrangido pelo filme Macunaíma e seus aspectos socioculturais desenvolvidos durante o longa-metragem.