INTRODUÇÃO: As mídias digitais estão sendo incorporadas às práticas de leitura do estudante, portanto o professor deve apropriar-se de recursos didático-pedagógicos e de ferramentas tecnológicas para incentivar os estudantes. – OBJETIVOS: Este trabalho busca, pois, pesquisar recursos didático-pedagógicos para trabalhar com histórias em quadrinhos disponíveis em mídias digitais, incentivando o letramento midiático e as atividades de leitura em sala de aula. – MATERIAIS E MÉTODO: Para a revisão de literatura, recorresse a Vergueiros (2009), que apresenta o gênero em uma perspectiva histórica, Eisner (2014) e Dondis (2000), para a definição de letramento midiático, entre outros. Foram pesquisadas dez plataformas digitais sobre HQ’s, das quais selecionou-se a Nova Escola e a IEI Brasil. As duas plataformas trabalham com o letramento midiático utilizando HQs e apresentam, a sua maneira, formas de como o professor pode trabalhá-las em sala com seus estudantes. Após a seleção, foram escolhidos e analisados dois planos de aula da plataforma Nova Escola, que apresentam atividades para trabalhar com esse gênero. – RESULTADOS: Com uma curadoria do professor regente e com a disponibilidade de recursos digitais da escola, o professor pode utilizar as plataformas listadas para trabalhar com os estudantes uma proposta diferenciada. Com a gama de possibilidades digitais disponíveis, os estudantes, orientados por um professor que conheça as plataformas com recursos digitais pedagógicos de trabalhos com HQ’s, podem realizar atividades. Como contribuição deste trabalho apresenta-se sites, artigos, HQ’s digitais e plataformas online para a criação de HQs. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final, conclui-se que os planos ainda possuem certa limitação por se tratar de uma temática relativamente nova, porém enxerga-se boas probabilidades para atividades futuras.
(O5.2) PIBIC – Ciências Humanas – LETR, LING, ART : 26/10 – 11h00 – 13h00 – Auditório – Gregor Mendel