INTRODUÇÃO: O objetivo dessa pesquisa é principalmente apresentar uma proposta para o ensino de aprendizado da língua inglesa e/ou outros idiomas, a partir do uso da abordagem lexical, criada no início dos anos 1990 pelo linguista Michael Lewis e servindo como objeto de estudos para outros estudiosos da área da linguagem como Shmmit (2000). Serão levantadas análises retiradas da plataforma gratuita da British Council e de uma pesquisa desenvolvida por duas professoras em um Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE em uma turma de inglês do 8º e 9º ano de uma escola do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Prieto Martinez. O intuito da análise é verificar como seria possível a abordagem lexical ser trabalhada em sala de aula na Rede Básica de Ensino no setor Público do Brasil, além de verificar os motivos para que seja possível considerar se esse modelo de ensino e aprendizado é adequado ou inadequado no âmbito escolar. – OBJETIVOS: O objetivo dessa pesquisa é principalmente apresentar uma proposta para o ensino de aprendizado da língua inglesa e/ou outros idiomas, a partir do uso da abordagem lexical, criada no início dos anos 1990 pelo linguista Michael Lewis e servindo como objeto de estudos para outros estudiosos da área da linguagem como Shmmit (2000). Serão levantadas análises retiradas da plataforma gratuita da British Council e de uma pesquisa desenvolvida por duas professoras em um Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE em uma turma de inglês do 8º e 9º ano de uma escola do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Prieto Martinez. O intuito da análise é verificar como seria possível a abordagem lexical ser trabalhada em sala de aula na Rede Básica de Ensino no setor Público do Brasil, além de verificar os motivos para que seja possível considerar se esse modelo de ensino e aprendizado é adequado ou inadequado no âmbito escolar. – MATERIAIS E MÉTODO: O objetivo dessa pesquisa é principalmente apresentar uma proposta para o ensino de aprendizado da língua inglesa e/ou outros idiomas, a partir do uso da abordagem lexical, criada no início dos anos 1990 pelo linguista Michael Lewis e servindo como objeto de estudos para outros estudiosos da área da linguagem como Shmmit (2000). Serão levantadas análises retiradas da plataforma gratuita da British Council. – RESULTADOS: O objetivo dessa pesquisa é principalmente apresentar uma proposta para o ensino de aprendizado da língua inglesa e/ou outros idiomas, a partir do uso da abordagem lexical, criada no início dos anos 1990 pelo linguista Michael Lewis e servindo como objeto de estudos para outros estudiosos da área da linguagem como Shmmit (2000). Serão levantadas análises retiradas da plataforma gratuita da British Council e de uma pesquisa desenvolvida por duas professoras em um Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE em uma turma de inglês do 8º e 9º ano de uma escola do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Prieto Martinez. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O objetivo dessa pesquisa é principalmente apresentar uma proposta para o ensino de aprendizado.