INTRODUÇÃO: O momento atual da história, diante das situações de guerra e pandemia, nos coloca diante da temática do sofrimento humano, que não tem sido apenas causa de estudos, mas também de interrogações e posicionamentos na existência da humanidade. Nas últimas décadas, muitos pensadores se dedicaram ao assunto do sofrimento humano. Dentre eles, destacamos Viktor Frankl e João Paulo II, duas grandes personalidades do último século, que ao vivenciarem suas próprias realidades de sofrimento, ofereceram à humanidade profundas contribuições teóricas sobre o seu sentido. A teologia, por sua vez, ao colocar-se diálogo com a sociedade, é chamada a oferecer caminhos para que as pessoas possam encontrar respostas diante dos questionamentos surgidos frente as situações de sofrimento. – OBJETIVOS: Em um diálogo entre teologia e psicologia, entre fé e ciência, esta pesquisa teve como objetivo apresentar o sofrimento humano como proposta para a maturidade cristã à luz da contribuição teórica de João Paulo II, contida na sua Carta Apostólica Salvifici Doloris, e Viktor Frankl, com sua logoteoria. – MATERIAIS E MÉTODO: O método empregado foi a pesquisa qualitativa, através da metodologia de análise bibliográfica e documental, sendo composta por diversas obras de Viktor Frankl e do documento magisterial Salvifici Doloris do papa João Paulo II. – RESULTADOS: Ambos autores, cada um a seu modo, demonstram que diante de um sofrimento inevitável, o ser humano sempre tem a possibilidade de encontrar sentido. A logoterapia, que tem como um de seus objetivos capacitar a pessoa humana para a descoberta desse sentido, quando unida ao ensinamento do magistério católico, pode auxiliar ainda na descoberta de um sentido salvífico, que conduz o ser humano a uma via de crescimento e amadurecimento ao associar seu sofrimento com o sofrimento do Redentor. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através do pensamento de Viktor Frankl e de João Paulo II, constatamos que o sentido sempre pode ser encontrado, ainda que diante das piores situações. Ademais, o ensinamento teórico de ambos pode servir de contribuição para um trabalho pastoral efetivo com as pessoas em situação de sofrimento.