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IMAGENS E CONCEITOS DA TRINDADE NA LITERATURA TEOLÓGICA E NA ARTE

RESUMO

INTRODUÇÃO: O mundo atual é marcado pela predominância de efeitos e artes visuais, seja nas telas de televisão, cinema, livros, revistas, web literaturas ou nas redes sociais que se tornaram parte indispensável no cotidiano de jovens e adultos. Essa exposição aos efeitos visuais tem desenvolvido papel tanto educacional quanto publicitário quanto para efeitos educacionais, de modo que os estudos de cinema e mídia nas universidades sejam tão populares como as galerias de arte que se tornaram um lugar com expressiva visita de centenas de apreciadores da arte dos mais diversos lugares e culturas ao redor do mundo, sejam com o interesse na arte fina, popular, religiosa ou secular sendo impulsionada pelos documentários e filmes. Este trabalho buscou ao longo de ano vigente o desenvolvimento da pesquisa, debate e responda a questões norteadoras sobre a arte, conceitos e representações da Trindade no contexto brasileiro, tendo como o acesso a informações históricas da Igreja Oriental e Ocidental com a finalidade de nortear os conceitos e cargas históricas que o Brasil recebeu e recebe para a produção de arte neste âmbito. – OBJETIVOS: Contribuir, a partir de leituras, fichamentos, discussões com o orientador e o Grupo de Pesquisa, além de pesquisa autônoma de imagens brasileiras da Trindade, verificando e testando formas tradicionais e inovadoras de imaginar Deus no Brasil, em diálogo com teorias nacionais e internacionais. – MATERIAIS E MÉTODO: Os materiais utilizados nesta pesquisa foram de cunho bibliográfico, indicados e cedidos pelo professor orientador, advindos das literaturas propostas no roteiro de atividades com questionamentos contemporâneos acerca da doutrina trinitária que visam compreender valores desta no oriente e ocidente cristão, de forma mais específica no contexto brasileiro. Houve, ainda, de forma independente, a procura por materiais complementares como vídeos e outros artigos, notícias e obras com a finalidade de agregar com abrangência a temática e discorrer acerca dela com uma maior amplitude. – RESULTADOS: O trabalho desenvolvido no período vigente de 2021 a 2022 cumpriu as fases estipuladas no plano de pesquisa envolvendo busca, pesquisa e levantamento de dados das imagens e representações da Santíssima Trindade no contexto brasileiro. Foram escolhidas para melhor análise o ícone philoxenia (“hospitalidade”), do monge ortodoxo russo Andreij Rublev (1360-1430), e seu uso como tipo por arte contextualizada no mosteiro de Goiás Velho, da Paróquia S. Cristóvão de Curitiba, PR (Guilherme Leonel), além de pinturas de Cerezo Barredo e obra de altar de Cláudio Pastro. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente pesquisa, além de contribuir para as percepções artísticas da Trindade, ajudou, sendo protestante em geral suspeito quanto á arte sacra, olhar com mais abertura para obras de arte religiosas, em especial no contexto brasileiro. Emergiu uma percepção da necessidade de se acompanhar o crescimento da representatividade divina com as características de um determinado povo e a importância da beleza como categoria teológica.

PALAVRAS-CHAVE:

arte Sacra; trindade; ícones; teologia trinitária; trindade pública.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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