INTRODUÇÃO: O Ensino Religioso está previsto na Constituição Federal e na Leis de Diretrizes de Bases e, é uma das cinco áreas do conhecimento definidas pelo BNCC, o qual estabelece que, dentro da sala de aula, pelo docente qualificado, devem ser abordados manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades, a partir do pressuposto ético e científico, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção. O Ensino Religioso é definido, pela BNCC como área do conhecimento em uma transposição didática de uma ciência maior que é a Ciência da Religião, que engloba contexto social, histórico, político, antropológico e econômico de uma sociedade. – OBJETIVOS: Para esta pesquisa realizou-se análise do processo de formação continuada docente no Ensino Religioso em paralelo com a formação docente geral, de como ela se dá na atualidade; traçar o perfil do professor de Ensino Religioso delineado na BNCC. – MATERIAIS E MÉTODO: Optou-se pela pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, com busca em sites de categorias de relacionadas ao tema principal da pesquisa. A análise dos artigos envolveu duas etapas: a primeira foi a explanação do conteúdo e, a segunda análise propriamente dita dos textos. As plataformas utilizadas para a pesquisas foram: Scielo; o Google Acadêmico; Portal da CAPES e, a BDTD. Além disso, foi acessado o site do FONAPER (Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso) para conhecimento do trabalho realizado pelo Fórum durante seus 25 anos de existência. – RESULTADOS: Há um grande caminho a ser percorrido no âmbito da formação do professor do Ensino Religioso. A educação, não consegue se libertar da racionalidade dominante, dos saberes hegemônicos que direcionam e regulam a aprendizagem. Percebe-se várias tentativas para estabelecer a profissionalização do desta área do conhecimento por meio da formação específica do professor para atuar no Ensino Religioso. Com a elaboração das DCNs (2018) para a área, vários cursos de Licenciatura em Ciências da Religião foram implementados, todavia, ainda são incipientes, para atender a atual demanda. O perfil do professor do Ensino Religioso O perfil do professor de Ensino Religioso deve ser o de profundo respeito pelas diferentes percepções e o de que busca compreender o fenômeno religioso em todas as situações humanas dentro e fora da Religião. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação de docente para atuar no Ensino Religioso é deficitária, muitas vezes impossibilita o que se espera do Ensino Religioso. São necessárias competências específicas para dialogar com as diferentes interfaces que o Ensino Religioso faz com outras áreas. Não se trata apenas de dominar conceitos ou compreender a fundo o fenômeno religioso, mas de saber relacionar todo e qualquer conhecimento com a realidade dos educandos, visando, assim, alcançar o que se estabelece para o componente curricular na BNCC e nos documentos de referencia curricular para a formação docente. Os professores precisam reencontrar novos valores, novos idealismos escolares que permitam atribuir um novo sentido à ação docente.