INTRODUÇÃO: As Representações Sociais sobre Iniciação Científica a partir dos das produções didático-pedagógicas de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (PDE-PR), que instituiu o projeto de formação continuada para professores da rede pública estadual no âmbito do Plano de Carreira do Magistério – turmas 2007 a 2016, o foco dessa pesquisa que envolveu as áreas de “Química, Ciências e Fisica”, vinculada ao Grupo de Pesquisa: “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais” – POFORS do PPGE/PUCPR, que integra a rede de pesquisa sobre Profissionalização Docente – Cátedra da UNESCO, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. – OBJETIVOS: Realizar um estudo do tipo Estado da Arte com base nos resumos de artigos científicos das áreas Ciências, Química e Física, na produção disponibilizada nos Cadernos PDE-PR – 2007 a 2016 e verificar de que forma estes se voltam para a iniciação científica na educação básica nas escolas estaduais do Paraná. – MATERIAIS E MÉTODO: O aporte metodológico utilizado para esse estudo é do tipo “Estado da Arte”, de abordagem qualitativa, exploratória e de análise documental. Para sistematização dos trabalhos, usamos como estratégia a leitura integral de 23 Cadernos PDE (Volume II), que totalizaram 1564 resumos, sendo que destes 95 tem aproximação com o tema estudado. As produções didático-pedagógicas que abordaram o tema “Iniciação Científica”, com práticas que fomentassem a Alfabetização Científica foram sistematizadas em REDUC’s e constituíram o corpus processado pelo, software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), o que permitiu análises de corpus textuais. A análise foi realizada com apoio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003). – RESULTADOS: As 95 produções didático-pedagógicas que se aproximam do tema, produzidos pelos professores PDE-PR (2007-2016), sobre a temática Iniciação Científica, foram lidas na íntegra. Esses dados processados pelo software IRAMUTEQ geraram a nuvem de palavras, que nos indicou as palavras de maior ocorrência e viabilizou o uso da técnica de Análise de Similitude pela qual constatamos a correlação entre as práticas dos Professores PDE e a proposta de Iniciação Científica que realizaram durante o PDE-PR entre 2007 a 2016, nas linhas de estudo de Química, Ciências e Física. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses resultados possibilitaram-nos compreender que nas Representações Sociais desses professores ancoradas nas Diretrizes da Escola Pública Paranaense (2008) e práticas experenciadas no cotidiano escolar mostram aspectos de experiências desses professores com a Iniciação Científica na Educação Básica. Pois, a análise indica que os professores de Química, Ciências e Física, em formação continuada nas suas produções didático-pedagógicas, apresentam alguns indícios sobre a Iniciação Científica na Educação Básica, as quais apontam para a Alfabetização Científica, além de evidenciar a baixa formação dos professores para práticas de Iniciação Científica, a precariedade dos laboratórios nas escolas públicas e a falta de uma Política Pública do estado do Paraná. Entretanto, constatamos que o PDE-PR, como projeto idealizado para a formação continuada de professores da rede estadual, pela sua proposta pedagógica e discussões com base em seminários e grupos de estudo, oportunizou aos professores participantes reflexão na/da prática.