Logo PUCPR

OS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA NAS 1ª A 4ª SÉRIES NO ESTADO DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente estudo busca identificar os saberes “a” e “para” ensinar matemática presentes nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento de professores. a pesquisa pretende mostrar também as ações desenvolvidas pelo Centro de Seleção, Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal do Paraná – CETEPAR, nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento de professores de matemática de 1º grau de 1ª a 4ª séries, diante da Lei Federal nº 5692/71, a qual estabeleceu as Diretrizes e Bases para a reestruturação da Educação Básica em 1º e 2º graus. – OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo geral identificar os saberes “a” e “para” ensinar matemática presentes nas formações e capacitação de professores paranaenses que ensinavam matemática nas 1ª a 4ª séries do 1º grau durante as décadas de 1970 e 1980. – MATERIAIS E MÉTODO: Para a metodologia da pesquisa foi utilizado os conceitos sobre fontes históricas de Barros (2019); sobre a formação de professores paranaenses de Costa (2013 e 2019), sobre a História Cultural de Chartier (2002), sobre a historiografia de Certeau (1982), sobre a história da educação de Gomide (1971); e sobre os saberes profissionais de Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017). – RESULTADOS: Os resultados apresentados nesse estudo ocorreram por meio da análise de fontes sobre os cursos de capacitação e aperfeiçoamento de professores do 1ºgrau, da 1ª a 4ª séries e das propostas curriculares das décadas de 70 e 80, perante a reestruturação do ensino estabelecida pela Lei 5692/71. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O que pode ser percebido é o movimento do CETEPAR para capacitar os professores do primário em nível de 2º grau. Sendo que os saberes “a” e “para” ensinar matemática estavam presentes e articulavam-se entre eles. Embora o saber “para” ensinar (da profissão docente) predominava aos saberes “a” ensinar (referente a disciplina).

PALAVRAS-CHAVE:

CETEPAR;saberes profissionais; ensino primário; formação de professores; Lei 5692/71.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.3.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.3) : 25/10 – 16h00 – 16h30 – Hall – Bloco Verde B13
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email