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HISTÓRIA DA FÍSICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA MODERNA NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente estudo consiste em apresentar uma possiblidade metodológica para a inserção da Física Moderna em sala de aula, de modo que trouxesse conceitos relacionados à Física Quântica aplicados ao cotidiano dos estudantes. – OBJETIVOS: O objetivo consiste em discutir alguns conceitos de Física Moderna aplicáveis nos anos finais da educação básica, mais especificamente no ensino médio, a fim de propiciar na sala de aula aprendizagem significativa e presente no cotidiano da vida dos estudantes, usando como exemplo o tema da ressonância magnética. – MATERIAIS E MÉTODO: Deste modo, a possibilidade metodológica para a inserção da Física Moderna na educação básica, ocorre a paritr da utilização de imagens e de simuladores na web, referentes a ressonância magnética em diálogo com os conceitos da Física Quântica na perspectiva da História da Ciência. – RESULTADOS: Ao abordar a teórica de raios-X, por mais breve que tenha sido, muitos não demonstraram interesse, apenas quando as imagens foram apresentadas. Com isso, houve muitos comentários, principalmente por conta de as imagens serem da coluna da professora deles. Ao iniciar a apresentação do exame de ressonância magnética, apenas 3 estudantes conheciam o tipo de exame e apenas uma havia feito. Os estudantes demonstraram entender a diferença de um tipo de exame para o outro (raios-X e ressonância) , não apenas na imagem proveniente de cada um, mas também a questão da radiação e eletromagnetismo, e consideraram o exame de ressonância magnética mais complexo e menos perigoso (houve um momento em que discutiram a radiação do exame de raios-X e alguns demonstraram receio de doenças que poderiam ser geradas). A possibilidade de uso de simulador é bastante interessante, porém deve ser feita com cautela, uma vez que o material disponível é avançado e para o aproveitamento dos estudantes, seria ideal que eles tivessem o embasamento teórico necessário para entender o que cada parâmetro representa, porém esse conhecimento é bem complexo para o ensino médio, principalmente considerando que são estudantes da rede pública. Ainda assim, mostrar que existe um simulador para algo tão complexo também é importante, pois os estudantes podem ver que é possível transpor o processo que ocorre em uma grande máquina para um aplicativo, mesmo que de maneira resumida. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há um grande leque de possibilidades de aplicações da Física Moderna que podem ser trazidas para sala de aula de maneira didática. Com os resultados obtidos com esse projeto, é aconselhável se apoiar mais em materiais visuais, como vídeos explicativos. Como o estudo foi em torno de um avanço na medicina e muitos questionamentos relacionados às imagens obtidas surgiram, talvez seja interessante trazer uma pessoa de apoio com propriedade para explicar esses detalhes, assim como a interdisciplinaridade na área de Ciências da Natureza.

PALAVRAS-CHAVE:

física moderna; ressonância magnética; educação significativa.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.4.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.4) : 25/10 – 16h30 – 17h00 – Hall – Bloco Verde B05
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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