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A PRODUÇÃO EDITORIAL NA APLICAÇÃO DO DIGITAL STORYTELLING PARA A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

RESUMO

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa aborda o digital storytelling como recurso digital para a formação docente no Ensino Superior e tem como base a tese de mestrado de Meyer (2018). Ao levar em consideração o cenário de solidão na docência e pouca inovação, o digital storytelling na produção editorial é considerado um instrumento em potencial para promover a inovação e conquistar a união e a alteridade pelo compartilhamento de práticas metodológicas e de experiências vividas em sala de aula. – OBJETIVOS: Por meio das estratégias de produção editorial e das narrativas digitais, o objetivo da pesquisa foi analisar os impactos das técnicas e estratégias de produção editorial aliadas aos elementos do digital storytelling podem ser utilizadas para a elaboração de recursos digitais para o desenvolvimento profissional docente no ensino superior. – MATERIAIS E MÉTODO: Isso foi feito por meio da produção editorial para o portal Observa (https://observatoriodepraticas.com.br/) , site resultante de projetos anteriores. Primeiramente, foram realizadas entrevistas com alguns professores premiados por Excelência na Docência na PUCPR, em seguida, após a minutagem das entrevistas, os textos foram produzidos e revisados para a postagem. Para a produção, foi considerada a noção de polidez linguística e de jornada do herói estudadas durante o processo de pesquisa. Além das matérias, foram produzidos outros textos para o site, assim como de divulgação para as redes sociais do Observa. Cada passo dado era fundamentado por meio da leitura de artigos científicos. – RESULTADOS: Como resultado foram produzidos e revisados ao todo quatro textos jornalísticos para o portal Observa, a partir das entrevistas realizadas com dois professores do Ensino Superior. Os textos foram construídos a partir da jornada do herói, portanto, se iniciam com o motivo da mudança na prática pedagógica, apresentam a decisão tomada e, então, o passo a passo, as dificuldades enfrentadas ao longo do processo e suas respectivas superações. Além disso, foi produzida a parte “saiba mais”, que inclui artigos relacionados ao tema para quem quiser se aprofundar, um infográfico sobre a postagem de um material no portal e os textos de divulgação. A concisão dos textos também foi considerada, por ser um aspecto essencial apontado na pesquisa que originou o portal. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o compartilhamento da prática docente no formato de narrativas digitais aliado à produção editorial tem grande perspectiva para o desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior, uma vez que tem potencial para incentivar o empoderamento, a união, a empatia e a autorregulação do professor, visando a busca por uma educação gratuita e de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE:

storytelling; compartilhamento; docência; educação superior; práticas metodológicas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde B13
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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