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AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: Este relatório está vinculado ao projeto de pesquisa “As políticas educacionais e a formação continuada de professores nas redes públicas de ensino do Paraná durante a pandemia de COVID-19”, inserido na linha de pesquisa “História e Políticas da Educação e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. – OBJETIVOS: A pesquisa buscou verificar como foi realizada a formação continuada de professores na Rede Estadual de Ensino do Paraná durante a pandemia de COVID-19, investigando como essa formação repercutiu na prática pedagógica docente, por meio de estudos e pesquisas realizados sobre a formação continuada de professores durante a pandemia. – MATERIAIS E MÉTODO: Para dar subsídios à pesquisa, foram realizadas visitas ao site da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, com o objetivo de consultar a agenda de eventos e a quantidade de cursos de formação continuada ofertados aos professores da Rede Estadual de Ensino, buscando verificar e construir indicadores sobre as Políticas Públicas de Educação adotadas durante a pandemia, e se elas foram suficientes para dar conta do processo de formação continuada de professores. – RESULTADOS: Da análise dos dados obtidos, verificou-se que as políticas públicas de educação adotadas durante a pandemia não foram suficientes para dar conta do processo de formação continuada de professores. Nesse sentido, alguns indicadores puderam ser construídos, como a realização de uma série de mudanças que deem um retorno significativo na prática docente, reformulando as políticas de carreira e formação docente, como por exemplo, mudar significativamente a faixa salarial do professor após a realização de cada curso ofertado, aumentar o tempo ofertado para a preparação de suas aulas, possibilitando assim, mudanças na carreira de professor e consequentemente gerando mais motivação e interesse para o desenvolvimento de sua formação continuada, partindo do pensamento de que políticas públicas são uma via de mão dupla e, se aplicadas com qualidade, trarão um retorno maior do que o investido. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio de consultas realizadas em trabalhos publicados em Portais e Periódicos, reportagens e agenda de eventos e cursos ofertados aos professores da Rede Estadual e Ensino, durante a pandemia de COVID-19, foi possível investigar como as Políticas Educacionais Públicas adotadas pelo Estado em relação à formação continuada de professores nos anos de 2020 e 2021, tiveram efeito direto no fazer pedagógico do professor e na aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE:

formação continuada de professores; COVID-19; políticas educacionais públicas; Rede Estadual de Ensino; Estado do Paraná.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.4.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.4) : 25/10 – 16h30 – 17h00 – Hall – Bloco Verde A10
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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