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EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DE PSICÓLOGOS NO INÍCIO DA PROFISSÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CARREIRA

RESUMO

INTRODUÇÃO: A profissão de psicólogo desde a sua regulamentação, vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, o psicólogo é um símbolo de flexibilidade e dinamicidade, inovando em suas técnicas e possibilitando uma procura para resolução de problemas conforme a necessidade da situação. O graduando em psicologia passa por um processo de escolhas durante o curso, o que se intensifica nos últimos anos de formação, com a realização dos estágios obrigatórios. A transição para o mercado de trabalho leva a vários questionamentos sobre sua identidade profissional e construção de carreira. Esse contexto acadêmico e profissional foi impactado ainda mais por aqueles que passaram parte de sua formação sob os desafios promovidos pela pandemia da COVID-19. Todavia, esses desafios também trouxeram vantagens como o aumento da demanda pelo trabalho do psicólogo e ajustes na regulamentação da profissão, em especial, a possibilidade do atendimento remoto. Por meio da revisão de literatura foi possível verificar que diversos fatores impactam e geram estresse e angústia em psicólogos recém-formados. Além disso ainda existirem lacunas no ensino nas universidades em relação a inserção no mercado de trabalho, o que ocasiona dificuldades na vida do profissional em início de carreira. – OBJETIVOS: Identificar as estratégias adotadas por psicólogos(as) para a construção de carreira e atuação na profissão no primeiro ano após a graduação. Avaliar facilidades e dificuldades encontradas no processo de inserção profissional e as aprendizagens decorrentes das experiências. – MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa longitudinal, com duração de três anos, sendo esta pesquisa referente ao primeiro ano de coleta de dados realizada por meio de entrevistas com 11 psicólogos que concluíram o curso de Psicologia no ano de 2020, em uma instituição de Curitiba, PR. As entrevistas foram realizadas no formato remoto, individuais, gravadas e transcritas. As respostas dos participantes foram organizadas para proceder a análise de conteúdo. – RESULTADOS: Nas dificuldades encontradas pelos profissionais houveram categorias de respostas com certa similaridade como situações de ordem prática referentes ao gerenciamento do tempo, elaboração de documentos, precificação do trabalho, bem como a insegurança e inserção no mercado. As facilidades e as estratégias para enfrentar dificuldades foram semelhantes entre os participantes. A possibilidade do atendimento online foi a resposta mais frequente como facilidade encontrada. O relacionamento com colegas, a psicoterapia e estudos foram as estratégias com maior frequência de respostas. Quanto às aprendizagens foram mais destacadas o gerenciamento de sentimentos e a organização do tempo. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio desse estudo foi possível encontrar dados referentes aos objetivos propostos. Visto a crescente demanda pelo trabalho do psicólogo, é recomendável enfatizar a necessidade de mais produções de conhecimentos a respeito da construção de carreira dos profissionais de psicologia e as inovações que possam ser observadas nesse cenário que se caracteriza por um maior destaque da profissão e requer mais estudos sobre o uso da tecnologia para a execução do trabalho e reflexões sob o ponto de vista da ética profissional e da atualização de diretrizes para a atuação dos psicólogos.

PALAVRAS-CHAVE:

carreira; psicólogos; aprendizagens; formação profissional; mercado de trabalho.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.4.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.4) : 25/10 – 16h30 – 17h00 – Hall – Bloco Verde B04
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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