Logo PUCPR

PERFIL DOS ESTUDANTES ENLUTADOS, PELA COVID-19, NO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUCPR ENTRE MARÇO DE 2020 E MAIO DE 2021

RESUMO

INTRODUÇÃO: O cenário pandêmico afetou a realidade conhecida, marcando significativamente o período devido às perdas ocasionadas pelas mudanças. Com o estabelecimento de restrições a partir das medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19, os modos de convívio social foram reinventados, adaptando aulas remotas e trabalhos em Home Office, priorizando o isolamento social. O coronavírus também representou um cenário de alta mortalidade, alastrando o medo e a angústia na população. Diante do exposto, questionam-se os efeitos do cenário pandêmico na elaboração do luto dos estudantes universitários, foco de nosso trabalho. – OBJETIVOS: A presente pesquisa foi desenvolvida para identificar o perfil dos estudantes enlutados pela COVID-19, verificando a incidência do luto, as definições subjetivas acerca da morte e da vivência deste processo de perda, contemplando as análises com base nas concepções psicanalíticas. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa investiga a incidência do luto, durante a pandemia de COVID-19, entre estudantes de Psicologia de uma universidade do Paraná. O questionário foi desenvolvido pela plataforma Qualtrics, um software online que viabiliza a amostra dos resultados por meio de estatísticas. As informações foram coletadas entre agosto e setembro de 2021, investigando dados sociodemográficos; principais causalidades da mortalidade; conceituações subjetivas para morte e luto; auxiliadores no processo da perda; e elaboração do luto durante a pandemia. – RESULTADOS: A predominância de resultados demonstra que o perfil dos respondentes é constituído, principalmente, por mulheres (87%), solteiras (87%), sem filhos (94%), predominando o grupo juvenil entre 18 e 27 anos (89%). A maioria dos estudantes estão enlutados por vítimas de COVID-19 (30%), seguidos pelos casos de suicídio (15%). As definições do luto e os sentimentos diante da perda, em sua maioria, condizem com as concepções teóricas verificadas, apresentando também pontos de discordância. Os respondentes, assim como defendido na literatura, demonstraram a importância das redes de apoio e dos espaços de acolhimento e expressão para a elaboração do luto. Considerando que o trabalho investiga o contexto acadêmico, as respostas também comprovaram os benefícios das atividades desenvolvidas na universidade, como as rodas de conversa e o suporte concedido pelos docentes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O cenário pandêmico provocou efeitos psicológicos significativos na população, revelando a influência do contexto na elaboração do luto, em especial pela privação do contato social, com encontros virtuais, e os efeitos da privação nos rituais fúnebres, como os velórios. O trabalho de luto entre os estudantes consistiu em: reconhecimento da perda; elaboração do sofrimento em torno da morte; simbolização da saudade e do vínculo afetivo perdido. Além disso, ressaltou-se a importância dos espaços de expressão, por meio da reconstrução de laços de afeto, pela construção de narrativas e redes de apoio psicológico para o auxílio do luto, ou seja, para a elaboração subjetiva da perda.

PALAVRAS-CHAVE:

luto; COVID-19; psicanálise; universidade; Iniciação Científica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.3.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.3) : 25/10 – 16h00 – 16h30 – Hall – Bloco Verde B05
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email