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QUESTÕES ÉTICAS DA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DA CRISPR-CAS9 EM HUMANOS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Há na sociedade atual um anseio por uma alta performance, seja ela física, psíquica, esportiva, moral, entre outras. A grande fluidez das necessidades e ambições humanas, faz com que seja necessário se reinventar e melhorar quase na velocidade da luz, de forma a se tornar um destaque entre os destaques. E é com o pensamento na melhora direta das capacidades humanas que tecnologias de melhoramento genético tem ganhado atenção na comunidade cientifica, visto que essa tecnologia carrega um alto poder de tornar possível coisas que só víamos na ficção ou reduzir a zero o trabalho de se tornar capaz em alguma atividade, visto que esta se tornaria praticamente “natural” ao ser. – OBJETIVOS: Analisar sob a perspectiva ética a utilização da técnica chamada de Crisper-Cas9 em vista à edição genética dos seres humanos. – MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa bibliográfica a partir dos resultados das pesquisas realizadas nas ciências humanas e da saúde. – RESULTADOS: As possibilidades que decorrem do uso dessa tecnologia são inúmeras, tanto para a vida humana como para o melhoramento da vida extra-humana como nos animais, sementes, qualidade das frutas, entre outros benefícios. No entanto, os riscos e perigos não estão afastados dos benefícios. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma ferramenta que habilita todo esse leque de possibilidades também vem com muitos questionamentos, afinal tudo tem seu lado negativo, e se aplicada sem considerar essas sombras que seguem-na, as consequências poderiam ser catastróficas. E é pensando nesses dilemas éticos que essas técnicas, em especial a CRISPR-CAS9, carregam que desenvolvemos este projeto, com a intenção de trazer a luz os principais problemas que orbitam o entorno dessas ferramentas.

PALAVRAS-CHAVE:

Edição genética; ética; consequências; melhoramento genético; CRISPR-CAS9 .

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O3.2) PIBIC – Ciências Humanas – TEO, ETI, BIOETI : 25/10 – 16h30 – 18h30 – Auditório – Gregor Mendel
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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