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ANALISE ANTROPOLÓGICO-FILOSÓFICA DA RESPONSABILIDADE (PT1)

RESUMO

INTRODUÇÃO: O pano de fundo do projeto é a necessidade geral de transição sob o ponto de vista político, cultural, ecológico e educacional vivenciado atualmente pelas sociedades atuais. Além disso é sumamente relevante apontar a atual crise ecológica tanto mundial como local-nacional devido a biodiversidade apresentada em nosso país e como a natureza é sempre posta em segundo plano e vista como simplesmente uma geradora de comodities. – OBJETIVOS: O presente projeto busca através de uma análise filosófica-antropológica a compreensão do termo responsabilidade em contexto jonasiano e a relevância de tal termo para a atual sociedade e como ele deve ser difundido devido a ameaça da evolução utópica da tecnologia, visto que ela tem potencial apocalíptico. É de suma importância o entendimento da crise antropocêntrica, pois o próprio ser humano está colocando em risco a sua existência e das gerações futuras. Portanto, buscamos uma solução através da educação, elucidar a atual crise contemporânea da sociedade tecnológica e como ela pode interferir da autêntica existência de todos os seres existentes e que irão existir. – MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado perante a pesquisa foi o usufruto de uma coleta de dados em base de pesquisas bibliográficas e de análises críticas de obras filosóficas centrais de Hans Jonas (PR, PV e TME) e de obras de literatura secundaria. – RESULTADOS: O conceito de responsabilidade usado pelo autor alemão Hans Jonas, é intrínseco ao ser, logo todo ser, ainda mais racional, tem o sublime papel do cuidado e preservação de sua casa, a Terra. Sendo assim, é com o conceito responsabilidade e sua influência sociopolítica, e com a educação que será possível responder as tais questões tão nebulosas da contemporaneidade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa discussão é mais do que válida e necessária, ela é urgente no cenário mundial e precisa não somente ser discutida, mas precisa de sua práxis por parte de toda a população, a começar pelas políticas públicas com incentivos educacionais, levando a população assim, a um pensamento crítico-filosófico de suas realidades desoladoras.

PALAVRAS-CHAVE:

Hans Jonas; responsabilidade; antropologia filosófica; crise ecológica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O4.6) PIBIC – Ciências Humanas – FILO : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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