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A RELEVÂNCIA EDUCACIONAL DAS PRÁTICAS FILOSÓFICAS COMUNITÁRIAS (PT2)

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente trabalho traz uma análise filosófica acerca da condição atual da educação cívica nas democracias ocidentais, em que há uma grande influência de aspectos democráticos liberais e de uma forte globalização, que permitiu um avanço de um contexto multicultural. Perante esse cenário pretende-se explorar uma das problemáticas que mexeram com a estrutura da própria comunidade, ou seja, com as modalidades relacionais e os estilos de vidas específicos que caracterizam a pluralidade humana, que é o dualismo entre o individualismo extremo e o comunitarismo fechado. Assim, a questão a ser levantada nessa pesquisa é como a formação de um “bom cidadão”, ou melhor, de um cidadão responsável e autônomo por meio do suporte formativo filosófico-educacional das práticas filosóficas comunitárias e do ensino cívico pode cultivar uma comunidade ética capaz de enfrentar de maneira mais consciente e eficaz algumas das problemáticas contemporâneas relacionadas a essa dualidade existente. – OBJETIVOS: 1. Compreender as características próprias da experiência da responsabilidade por meio das práticas filosóficas comunitárias e de uma formação cívica; 2. Verificar a contribuição e o feedback de uma teoria da responsabilidade sobre os esforços educacionais das práticas filosóficas comunitárias e de um ensino cívico. – MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado perante a pesquisa foi o usufruto de uma coleta de dados em base de pesquisas bibliográficas e de análises críticas de obras filosóficas e de escritos de outras ciências humanas e sociais, que se interconectam para atingir a finalidade de examinar o assunto presente nesses manuscritos e sistematizá-los, gerando uma nova compreensão acerca do objeto de estudo escolhido. – RESULTADOS: A partir do estudo das práticas filosóficas comunitárias ofertadas pelo programa da “filosofia para crianças” (P4C) e do ensino cívico, permitiu-se constatar que: a P4C colabora no desenvolvimento de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas criativas e éticas, nas diversas circunstâncias do cotidiano; o ensino cívico contribui na instrução de cidadãos justos, empáticos, respeitosos com a diversidade do outro e que sabem conviver em sociedade, agindo sempre a favor do bem comum. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As práticas filosóficas comunitárias como a P4C e o ensino cívico conseguem contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, de forma a oferecer um possível paradigma para desenvolver o eixo humanístico do indivíduo e a abertura à diversidade.

PALAVRAS-CHAVE:

práticas filosóficas comunitárias; educação cívica; comunidade; responsabilidade; alteridade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde A11
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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