INTRODUÇÃO: A contemporaneidade tem como uma de suas características marcantes a retomada de uma questão fundamental da filosofia, a condição humana. A antropologia filosófica é atrativa à atualidade por lidar com o cerne da individualidade humana e como essa se manifesta na existência coletiva. Busca-se entender a ação humana, tanto em sua capacidade própria quanto a delineação de seus principais motivadores. Ludwig Wittgenstein, um dos filósofos mais impactantes do século XX, introduz diversos conceitos úteis para a disciplina através das suas obras. – OBJETIVOS: A partir da obra Investigações Filosóficas de Wittgenstein, avaliar a possibilidade e as condições necessárias para o estabelecimento de uma antropologia cerimonial baseada nos hábitos e rituais do cotidiano. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é realizada a partir do levantamento bibliográfico, com metodologia exploratória, com foco em Investigações Filosóficas e outros escritos de Ludwig Wittgenstein. A leitura da obra é realizada linearmente, respeitando o diálogo conduzido pelo autor, sendo que apenas durante a elaboração da pesquisa escrita as seções foram organizadas de acordo com seus temas. Após a identificação dos conceitos fundamentais, busca-se entender como esses se relacionam no conjunto total da obra, tarefa facilitada através do contraste com as ideias expostas no Tractatus Logico-philosophicus, como sugerido pelo próprio autor (WITTGENSTEIN, 2022) no prefácio de IF. As outras obras de Wittgenstein fornecem exemplos adicionais para os temas discutidos, além de justificativas mais profundas. – RESULTADOS: A proposta filosófica de Wittgenstein pode ser delineada a partir das suas duas principais obras, Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A princípio, com o TLP, Wittgenstein afirma ter resolvido os problemas da filosofia, assim partindo para outros campos de atuação. É somente com o seu retorno a Cambridge, e à filosofia, em 1929, que o autor começa a organizar as ideias expostas em IF, obra publicada postumamente em 1953. As diferenças fundamentais entre as duas obras são tão aparentes que, para se referir às suas diferentes concepções filosóficas, comumente empregam-se os termos “primeiro Wittgenstein” e “segundo Wittgenstein”. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Investigações Filosóficas possui um caráter refrescante para a contemplação filosófica da contemporaneidade, oferecendo uma leitura direta e linear. No geral, apresentam-se conclusões similares ao Tractatus Logico-philosophicus, mas essas são trabalhadas de uma forma mais madura e desenvolvida do que a tentativa anterior de Wittgenstein. A primazia do uso na linguagem é recorrente na totalidade da obra, agindo como ponto de partida na construção de todos os conceitos discutidos na obra. A afirmação do ser cerimonial, como conclusão da coletividade da linguagem, tem fundamentação na forma de vida, conceito de máxima importância no contexto da obra. Subsequentemente, as características da forma de vida só podem ser explicadas através da aplicação metodológica do jogo de linguagem, junto à interpretação das semelhanças de família e seguimento de regras.