INTRODUÇÃO: Muito se fala no Brasil acerca de emissões, e utilização de combustíveis renováveis. Neste contexto, devido ao aumento da frota de automóveis e com o aumento dos congestionamentos o tema voltou a atenção do público em geral. O maior investimento em pesquisa de motores resultou no desenvolvimento de melhores materiais, motores mais eficientes, aumento de potência, redução do consumo, melhorias na dirigibilidade e principalmente na redução da emissão de poluentes. Máquinas térmicas cumprem bem a função de servir como propulsoras dos mais diversos tipos de veículos, suas aplicações variam desde uma pequena bicicleta até os maiores aviões e navios. Porém a sua eficiência é muito limitada demonstrando que ainda existe um grande potencial de energia não aproveitada como trabalho e que é transformada em outras formas de energia, principalmente na forma de calor nos gases de exaustão e nas trocas térmicas com o meio, reduzindo a eficiência. Com os avanços nas pesquisas de biocombustíveis, e com o aumento da preocupação com os impactos ambientais, muito se pesquisou a respeito da inserção de isômeros de Butanol em motores de ignição por compressão, dentre eles o N-Butanol. O N-butanol dentre todos os isômeros foi o que mostrou a maior quantidade de resultados positivos devido a uma série de características que o tornam diferenciado. – OBJETIVOS: Este projeto se dedica a buscar em um conjunto moto-gerador da marca Branco uma possível melhora proporcionada pela adição do composto N-Butanol na mistura de combustível, utilizando um conjunto moto gerador instrumentado e métodos experimentais e misturas de 20 e 30% de N-Butanol em volume os efeitos no conjunto moto-gerador. – MATERIAIS E MÉTODO: Foram analisados o consumo, potência, consumo específico e temperatura dos gases de escapamento de um conjunto moto gerador, utilizando Óleo Diesel e misturas de óleo Diesel com 20 % e 30 % de N – Butanol. – RESULTADOS: Observouse um aumento do consumo proporcional ao aumento do consumo horario e do consumo específico com o aumeoto da adição de n – Butanol. observou-se u funcionameot normal do moto gerador com a adição do N- butanol, exceto na condição de partida a frio. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados demonstram que o combustível pode ser utilizado em MCI de ignição por compressão sem que haja prejuízos para o usuário.