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TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO EMERGENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE APPS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE

RESUMO

INTRODUÇÃO: Com a necessidade de fornecer uma formação completa na área de desenvolvimento de apps (aplicativos para dispositivos móveis), a PUCPR em parceria com Apple, implementou o projeto denominado Apple Developer Academy, que opera no formato de Ateliê de Software. Devido à pandemia da COVIDe-19, este ambiente também precisou de adaptar para o formato remoto emergencial. Considerando que o método utilizado se baseia fortemente em desafios resolvidos em grupo, é possível que a mudança para o trabalho remoto tenha causado impactos nos resultados do trabalho colaborativo. – OBJETIVOS: Compreender os desafios do trabalho colaborativo no ensino e aprendizagem em um Ateliê de Software operando de forma remota emergencial. – MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, baseando-se em entrevistas semiestruturadas. Foram conduzidas 11 entrevistas com estudantes que participaram inicialmente do formato remoto emergencial (ano de 2021). Posteriormente, foram transcritas e analisadas as informações obtidas utilizando a ferramenta Atlas.ti e os procedimentos de codificação da Grounded Theory. – RESULTADOS: O estudo identificou diversos desafios enfrentados pelos alunos que frequentam o Ateliê de Software, como problemas de infraestrutura de rede e dentre outros. Também, demostrou ótimos resultados relacionados ao uso de novas ferramentas para o desenvolvimento de apps, como também a possibilidade de desenvolvimento fora do horário do curso, além de auxiliar no contato entre as turmas de turnos diferentes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O modelo remoto emergencial ajudou os alunos a continuar suas atividades, adaptando-as para serem realizadas de forma a distância e síncrona entre os estudantes. Apesar de alguns desafios, o modelo remoto demostrou ser capaz de desenvolver as habilidades planejadas inicialmente.

PALAVRAS-CHAVE:

Challenge Based Learning; desenvolvimento de apps; ensino remoto emergencial; ateliê de software; trabalho colaborativo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P3.2.8) Sessão Pôster: PIBITI – Todas áreas e PIBIC – Ciências Exatas e Agrarias (P.2) : 26/10 – 10h30 – 11h00 – Hall – Bloco Verde B08
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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