INTRODUÇÃO: A melhoria de processos de software (SPI) baseada em modelos de maturidade é um tema bastante pesquisado em aspectos como benefícios de adoção, definição de processos e ambientes de suporte automatizados. No entanto, poucos estudos abordam estratégias para apoiar as organizações a manter e melhorar seus processos após avaliações oficiais. – OBJETIVOS: Por isso, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos diferentes praticantes de processos envolvidos na SPI sobre os motivos que levam empresas de software brasileiras a abandonar estas iniciativas de melhoria. – MATERIAIS E MÉTODO: Análise qualitativa de dados, oriundos de entrevistas semi-estruturadas. – RESULTADOS: Os resultados mostram que as iniciativas de SPI falharam tanto por fatores internos (pessoas, gestão de projetos de SPI, aspectos e processos organizacionais) quanto por fatores externos (crise econômica do país, terceirização e influência política governamental) ao contexto organizacional. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Programas de melhoria de processos de software judam as empresas a melhorem em termos de qualidade e produtividade quando é implementado com o objetivo certo, ou seja, a melhoria em si. Quando a motivação é meramente comercial, ou seja, quando o objetivo é somente alcançar a avaliação, resultando no abandono destas iniciativas de melhoria de processos. Como contribuição esta pesquisa mostra as dificuldades destas iniciativas de melhoria que podem ser usadas por empresas quando estão implementando esses modelos.