Logo PUCPR

A INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMO AGENTE POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS ATRAVÉS DO BRINCAR.

RESUMO

INTRODUÇÃO: Crianças que apresentam atraso em seu desenvolvimento psicomotor precisam receber estímulos de suas habilidades psicomotoras o mais cedo possível, pois são nos anos iniciais que os resultados se mostram mais eficientes e significativos. A psicomotricidade é uma forma de tratamento fisioterapêutico onde o desenvolvimento de aspectos motores, emocionais, sociais e lúdicos dos movimentos corporais são vivenciados e trabalhados em atividades motoras que são realizadas sequencialmente, podendo ser trabalhadas em grupos ou de forma individual, temos então a psicomotricidade como um instrumento de construção e conscientização de unidade corporal, identidade e conquista da autonomia intelectual e afetiva das crianças. – OBJETIVOS: Facilitar o processo de alfabetização e letramento de crianças com idade de 4 à 5 anos, matriculadas na educação infantil e a caminho do ensino fundamental através da relação entre a fisioterapia e a psicomotricidade proporcionando-os uma melhoria nas condições de relações sociais e de aprendizado. Com isso proporcionando uma melhora significativa entre as condições de relações sociais, cognitivas e motoras, analisar a correlação do escore alcançado na escala de equilíbrio pediátrico com a idade, observar a correlação entre escore da EEP e percepção dos pais e professores no que se refere a qualidade de vida das crianças. Comparar a associação entre escore da EEP e a assistência dada a criança. Melhorar a adaptação motora ampla básica da criança e por fim buscamos estabelecer conclusões sobre a conduta terapêutica adequada, visando a individualidade de cada educando pertencente ao presente estudo. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada a categorização das mais relevantes informações através de avaliação de marcos motores, avaliando motricidade ampla referente às contribuições da fisioterapia no processo de desenvolvimento neuropsicomotor e alfabetização infantil, de maneira concisa, juntamente com a obtenção de dados obtidos pela equipe do centro educacional marista referente as crianças pertencentes às turmas de 4 à 5 anos, compilando o nível de desenvolvimento motor dos mesmo e quais suas lacunas físicas, psíquicas e sociais. – RESULTADOS: Os resultados sugerem que fatores de risco ambientais, socioeconômicos, genéticos e multifatoriais são as principais causas de atrasos neuropsicomotores, fazendo com que as crianças necessitem de imediata intervenção psicomotora, para que as mesmas não sofram com consequências futuras causadas por lacunas obtidas no início de sua infância como dificuldade de aprendizagem no período escolar. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com a realização do presente estudo pode-se concluir o quão relevante é estabelecer que o período de aprendizagem é crucial em fatores determinantes de desenvolvimento cognitivo, emocional e social do indivíduo pois, quanto antes tais estímulos acontecerem maior a probabilidade que eles se apresentem de forma integral de acordo com expectativas.

PALAVRAS-CHAVE:

psicomotricidade; intervenção; fisioterapia; atraso motor e vulnerabilidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email