Logo PUCPR

VULNERABILIDADES SOCIAIS E FAMILIARES E SEUS REFLEXOS NA INFÂNCIA BRASILEIRA

RESUMO

INTRODUÇÃO: No contexto da saúde para a infância e adolescência, é necessário considerar que a proteção do direito à vida e à saúde de crianças e jovens é urgente e de fundamental diálogo para políticas públicas eficazes. – OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi identificar vulnerabilidades sociais e familiares e seus reflexos na infância brasileira, a partir do recorte das informações apresentadas sobre gravidez na adolescência no Paraná e no Brasil. – MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo quantitativo, utilizou indicadores da dimensão da saúde a partir de dados do Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), além de informações do Cadê Paraná e Índice de Vulnerabilidade Social que descrevem os contextos municipais e estaduais. A partir destas fontes de dados públicos se analisou os índices de gravidez na adolescência nos 399 municípios do Estado do Paraná, comparados com o Brasil. – RESULTADOS: O fenômeno complexo da gravidez com pouca idade, tem uma origem multifacetada, influenciada por fatores econômicos, familiares, culturais, sociais, comportamentais e psicológicos, sendo a gravidez um período de extrema mudança para a gestante e aqueles a seu redor. O projeto trouxe reflexões sobre o desenvolvimento das questões familiares e da criança como referenciais e parâmetros fundamentais para a vida em sociedade. Trazer um olhar e informações pertinentes e de qualidade sobre educação sexual para que jovens consigam ser conscientes sobre sua saúde, e a de terceiros torna-se essencial para estabelecer um cuidado responsivo com garantia de vida. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A gravidez na adolescência impulsiona as meninas à maternidade antes de estarem preparadas física, emocional ou financeiramente, e a temática pode ser devastadora em todas as classes sociais, caso a parentalidade não seja planejada.

PALAVRAS-CHAVE:

gravidez; adolescência; bioética; vulnerabilidade; educação sexual.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email