Logo PUCPR

POTENCIALIDADE E LIMITAÇÕES DA ADOÇÃO DE SERIOUS GAMES NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

RESUMO

INTRODUÇÃO: A violência contra a criança e o adolescente é uma violação dos direitos humanos caracterizada por danos físico, emocional, sexual e negligência. Os Serious Games podem ser aplicados para simular situações críticas que envolvam risco, tomada de decisões ou, ainda, para desenvolver capacitações as quais exigem simulações em que o uso de um conhecimento seja necessário para a evolução no jogo. – OBJETIVOS: Criar um Serious Game para a capacitação dos profissionais de saúde para a percepção de violência contra a criança e ao adolescente. Os objetivos especificos são: a) Identificar lacunas na formação e desenvolvimento profissional para a atenção em rede às crianças e adolescentes suspeita ou vítima de violência. b) Identificar as potencialidades e as limitações para um Serious Game para capacitar profissionais da saúde, na identificação da violência contra à criança e ao adolescente. c) Elaborar um protótipo de um Serious Game para capacitar profissionais da saúde, na identificação da violência contra à criança e ao adolescente. – MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa tecnológica aplicada em que foi criado um Serious Game seguindo algumas etapas: processo de pré-produção, produção e pós-produção. – RESULTADOS: Foi criado um jogo para a capacitação de profissionais da saúde no sentido de sensibilizá-los para a identificação de sinais de violência contra crianças e adolescentes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A integração dos processos para o desenvolvimento de jogos em conjunto com à área da saúde possibilitou a criação de uma ferramenta para a capacitação de profissionais de saúde. No que refere-se à capacitação de profissionais por meio de Serious Game o ambiente autêntico, realista, seguro com recursos lúdicos, são os atrativos para o uso desta tecnologia para o aprimoramento profissional assim como mudança na prática de saúde.1. violência 2. game 3. capacitação 4. Violência contra a criança e o adolescente 5. caso clínico.

PALAVRAS-CHAVE:

violência; game; capacitação; Violência contra a criança e o adolescente; caso clínico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P4.2.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências da Saúde (P.2) : 26/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde B11
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email