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ALTERAÇÕES NO PH E SIALOMETRIA DE USUÁRIOS DE NARGUILÉ DA CIDADE DE CURITIBA

RESUMO

INTRODUÇÃO: Dentre outras substâncias contidas na fumaça do narguilé, a nicotina é uma substância tóxica e influencia a atividade das glândulas salivares, podendo causar alteração na função e redução no fluxo de salivar. – OBJETIVOS: O objetivo foi verificar as alterações no pH e fluxo salivar de usuários de narguilé comparados com não usuários. – MATERIAIS E MÉTODO: Os usuários foram recrutados usuários de narguilé a partir de um estudo epidemiológico prévio. Para o cálculo amostral foi usado a Projeção Projetada do IPARDES 2020 de homens e mulheres e dados Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 de usuários de narguilé no Paraná, sendo 6% para os homens e 1,8% para as mulheres. Aqueles que aceitaram participar, foram encaminhados à Clínica de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde foram submetidos a coleta da saliva. A sialometria foi obtida através do método de gravimetria, pesadas em balança analítica de precisão e o fluxo salivar representados em ml/minuto. Para o registro do pH das amostras, foi utilizado o medidor de pH. A análise estatística foi realizada utilizando o programa SPSS onde os dados foram analisados quanto à normalidade e homogeneidade de variâncias. O índice de significância considerado para o estudo foi de 0.05%. – RESULTADOS: Após a leitura das amostras, constatou-se que o fluxo salivar e o pH não apresentam diferença estatisticamente significante entre o grupo usuário de narguilé e o não usuário. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo, mesmo não atingindo o número de participantes proposto pelo cálculo amostral, conseguiu abranger um número significativo de voluntários e possibilitou concluir que o uso de narguilé não influencia significativamente no fluxo e pH salivar dos usuários.

PALAVRAS-CHAVE:

narguilé; saliva; sialometria; pH; doenças bucais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O3.4) PIBIC – Ciências da Saúde – ODO : 25/10 – 16h30 – 18h30 – Auditório – Mario de Abreu
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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