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IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CIRURGIÕES DENTISTAS, AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL

RESUMO

INTRODUÇÃO: O coronavírus é um vírus com grande poder de contágio, o qual ocasionou, em um curto período de tempo, uma pandemia, devido a sua rápida disseminação. Este estudo tem como objetivo entender o impacto causado pelo COVID-19 na prática dos profissionais de saúde bucal no estado do Paraná, com ênfase nos aspectos da biossegurança, devido à falta de insumos e seu alto custo. Além disso, o estudo visou compreender aspectos relacionados a logística em relação ao atendimento durante a pandemia, devido a Odontologia ter um maior risco de contágio em função do ambiente e de proximidade física, de aerossóis e saliva do paciente. – OBJETIVOS: Para tanto, foi realizada uma pesquisa com todos os profissionais cirurgiões-dentistas do estado do Paraná. O objetivo foi descrever o impacto da pandemia da COVID-19 em relação a biossegurança na prática dos cirurgiões-dentistas no estado do Paraná em 2021. – MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa ocorreu no ano de 2021, sendo enviado um questionário via Qualtrics. Neste estudo foi solicitada a participação dos 25.399 cirurgiões-dentistas do estado do Paraná com inscrição ativa no Conselho Regional de Odontologia do Paraná. – RESULTADOS: Hum mil e oitenta e quatro cirurgiões-dentistas responderam o questionário. Os resultados mostram ainda um receio dos profissionais com relação a doença, assim como ainda uma falta de treinamento e conhecimento. Além disso, percebe-se uma aumento significante nos gastos dos consultórios com o aumento do uso de EPIs. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos dados relatados sobre a biossegurança, conclui-se que são muitas são as responsabilidades dos profissionais frente a essa doença para a melhor prevenção a contaminação.

PALAVRAS-CHAVE:

COVID-19; biossegurança; pandemia; odontologia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O3.4) PIBIC – Ciências da Saúde – ODO : 25/10 – 16h30 – 18h30 – Auditório – Mario de Abreu
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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