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PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE MORAL E PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO PRÉ-INTERNATO

RESUMO

INTRODUÇÃO: O processo de formação da identidade profissional é influenciado por aspectos trazidos desde a infância como personalidade, valores pessoais, espiritualidade, religiosidade e os valores da própria profissão. Durante o percurso formativo no curso de Medicina, os estudantes desenvolvem essa identidade num processo de integração dos valores e aspectos pessoais com o cenário de formação. A partir dessa integração podem surgir conflitos e dilemas, assim como, maturidade e crescimento desses estudantes. – OBJETIVOS: Analisar o processo de formação da identidade moral e profissional de estudantes do pré-internato da Medicina PUCPR. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado um extenso delineamento das etapas de pesquisa, e após alguns treinamentos, foi feita a pesquisa de campo. Foram agendadas entrevistas narrativas online com 21 alunos do pré-internato, divididos em quatro grupos focais, totalizando 255 minutos e 55 segundos de áudio gravado. Após, todas as entrevistas foram transcritas e seu conteúdo foi armazenado. A análise seguiu o método de análise temática, seguido de análise posicional refinando e flexibilização a análise de forma qualitativa. – RESULTADOS: O conteúdo das entrevistas foi organizado em 4 categorias que incluíram: (A) Aproximação do ser médico; (B) Distanciamento do ser médico; (C) Características da personalidade com impacto na prática; (D) Desenvolvimento profissional. Dentre as categorias, criou-se 14 subtemas que se relacionam entre si. Os resultados delinearam uma idealização humanística da prática médica em paralelo a um processo de desengajamento moral e dessensibilização. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Houve uma grande dissonância entre a prática e o ideal do que é ser médio que pode ser o indício de um processo de desengajamento moral e desenssibilização, causado por constantes exposições a situações de sobrecarga, dilemas e conflitos morais. Esse dado é de extrema relevância em especial por esses estudantes no semestre seguinte já ingressarem no internato médico. Assim, a formação deve contemplar uma ampla discussão sobre esses temas com objetivo de auxiliar a resolução desses conflitos em prol de uma melhor prática clínica.

PALAVRAS-CHAVE:

identidade profissional; pré-internato; conflitos morais; valores pessoais; ensino médico; medicina.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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