INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) caracteriza-se por um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que culminam na hiperglicemia, resultante de defeitos na ação e/ou secreção de insulina. O controle da doença é essencial para evitar complicações agudas e crônicas, que aumentam morbidade e mortalidade desses pacientes. O adequado manejo do DM está relacionado ao grau de letramento funcional em saúde (LFS), sendo que pacientes com menor letramento apresentam piores indicadores de controle da doença. – OBJETIVOS: Analisar o LFS e o grau de conhecimento sobre o DM e sua relação com indicadores clínicos em pacientes atendidos num ambulatório de Curitiba, PR. – MATERIAIS E MÉTODO: Estudo de caráter descritivo-analítico, desenho transversal e abordagem quantitativa, realizado em um ambulatório de endocrinologia em Curitiba, PR. Como critérios de inclusão, a população de estudo envolveu o universo de pacientes com DM diagnosticada, idade acima de 18 anos e ativos no atendimento do ambulatório no período de outubro de 2021 a maio de 2022. A exclusão se deu na vigência de limitações de comunicação para responder aos instrumentos de coleta de dados e/ou prontuários incompletos. Foram levantados dados socioeconômicos, indicadores clínicos, questões de conhecimento sobre diabetes, Miniexame do Estado Mental (MEEM) e o teste para levantamento do LFS – “Test of functional health literacy in adults” (TOFHLA). Os dados foram armazenados em um banco de dados no programa Excel® 2010 e analisados por estatística descritiva. A associação de variáveis dicotômicas foi analisada pelo teste exato de Fisher e associações de variáveis categóricas com mais de duas classificações foram analisadas por Qui-quadrado. Valores de p<0,05 indicaram significância estatística. Os dados foram analisados com o programa SPSS Statistics v.28.0. – RESULTADOS: A maioria dos pacientes são do gênero feminino e possuem 60 anos ou mais. A presença de comorbidades está presente em 93,3% dos entrevistados, sendo a hipertensão a mais relatada. Quanto aos exames laboratoriais, 52,9% dos pacientes apresentaram alteração da hemoglobina glicada e 94,7% tiveram alteração na glicemia, traduzindo descontrole do DM. No MEEM, a pontuação média foi de 25.6, indicando preservação da função cognitiva e no teste de conhecimento sobre DM, o desempenho dos participantes indicou bom conhecimento sobre a doença. Na aplicação do TOFHLA, na primeira parte os participantes obtiveram bons resultados, enquanto na parte 2, envolvendo compreensão e leitura, 73,3% dos entrevistados tiveram desempenho insatisfatório. Não houve associação significativa entre presença de complicações decorrentes do DM e a pontuação no escore de conhecimento sobre a doença (p=0,589). Ademais, não se constatou relação importante entre o desempenho no teste de conhecimento sobre o DM e os resultados de exames laboratoriais. Foi possível observar que não houve associação relevante entre a pontuação obtida no TOFHLA com os indicadores clínicos avaliados. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O grau de letramento funcional em saúde não demonstrou associação significativa com o grau de conhecimento sobre DM, tampouco com os indicadores clínicos, reforçando a necessidade de que mais estudos sejam realizados nesse seguimento. Uma limitação importante do estudo foi o número reduzido de casos, o que pode explicar a associação não ter sido significativa.