INTRODUÇÃO: A pandemia acelerou a transformação digital sobretudo no âmbito educacional. Por outro lado, acentuou desafios no ambito psicosocial que alertam para a atenção da saúde mental, um desses desafios em tempos de coronavírus é a relação dos agravos da saúde mental e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação digital. Diante do exposto, como podemos identificar na cibercultura um panorama para identificar nossas emoções e ter a percepção de como elas refletem em nosso auto cuidado e cuidado com o planeta de forma coletiva? – OBJETIVOS: O objetivo do presente trabalho é refletir como auxiliar o desenvolvimento de competências socioemocionais na perspectiva da RRI, no contexto da educação digital considerando o contexto pós pandêmico da saúde mental. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foi elaborado um questionário semiestruturado de 34 questões denominado BEPAD (Bem-estar no Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação), este envolve 5 dimensões (saúde mental, motivação interna, ambiente reforçador, resiliência digital e propósito científico) para verificar percepções, sentimentos e opiniões dos participantes relacionados com o ambiente educacional e a redes e tecnologia. O relatório foi aplicado em um campo amostral de 200 pessoas e aplicado via Google Forms para a coleta de dados a serem analisados. – RESULTADOS: Analisar as mudanças de comportamento decorrentes da pandemia do COVID-19 permite visualizar estratégias para elencar elementos norteadores para desenvolvimento de habilidades socioemocionais na perspectiva da RRI. Por muito tempo houve a lacuna na área dos estudos sobre emoções, pois o estado mental e a afetividade já foram considerados prejudiciais à educação. Apesar da urgência do tema na conjuntura atual, poucos são os estudos envolvendo saúde mental, educação, sustentabilidade e tecnologia. Reconhecer a própria identidade e capacidades internas auxiliam no processo de autoconhecimento. A educação emocional é essencial para contribuir para o bem-estar coletivo e formação integral dos indíviduos com expansão sobre emoções e sentimentos. Ensinar a amar a vida, o meio ambiente e o próximo e cuidar de sí e do planeta faz parte do projeto de formação humana e para a formação do cidadão em convívio para a sociedade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As emoções estão enraizadas tanto no conhecimento quanto nas experiências passadas e influencia a maneira como pensamos o presente e futuro, também estão atreladas a significância de nossos objetivos. Também Auxiliam na tomada de decisões eficazes e no pensamento, assim como na motivação, inspiração e determinação humanas. Refletir sobre a indissociabilidade e a relevancia do estado mental e emocional no processo do conhecimento é fundamental para promover uma saúde única bem como uma educação de qualidade. Os resultados nos permitiram explorar os impactos causados na qualidade de vida e ensino no período pós pandemia. Por fim, conclui-se que proporcionar elementos norteadores para o desenvolvimento de habilidades emocionais na perspectiva da RRI repensa a forma como tradicionalmente eram vistas as emoções e questiona princípios centrais da sociedade o que revoluciona tratamentos para doenças mentais, a forma como aprendemos, como nos relacionamos e nos enxergamos.
(O2.12) PIC EaD – CCOMP, EF, DIRH, ADM, EDU, LETR : 25/10 – 14h00 – 16h00 – Sessão Online no Teams