INTRODUÇÃO: Marcadas por altos índices de violência, as cidades brasileiras têm na segurança pública um dos seus temas principais em debates políticos e sociais. Apesar de representar importante preocupação da sociedade atual e de constituir objeto de profusão de programas na agenda pública, a problemática da criminalidade é negligenciada como foco investigativo, mesmo diante de sua significância perante elevados – e ainda crescentes – índices de delitos em áreas urbanizadas do país. – OBJETIVOS: Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho consiste em avaliar relações entre morfologia, criminalidade e mobilidade adversas à conformação de paisagens seguras em urbes contemporâneas. – MATERIAIS E MÉTODO: Com estrutura multimétodos, abordagem qualiquantitativa, caráter exploratório e feição aplicada, a pesquisa, ainda em seus estágios iniciais, é estruturada sob dois eixos principais, um de aproximação teórico-metodológica e outro de experimentação empírico-processual. No primeiro, busca-se a indicação de variáveis de análise, a definição de critérios analíticos e a seleção de áreas de estudo, enquanto no segundo se pretende a avaliação tanto específica das mesmas quanto integrada do conjunto. – RESULTADOS: Como resultados parciais já alcançados, destaca-se a elaboração de levantamento bibliométrico em portais de periódicos de alcance nacional e internacional, com identificação de teorias, conceitos, processos, métodos e técnicas com aderência a temática, bem como dos parâmetros avaliativos de variáveis morfopaisagísticas, além de ensaios metodológicos de aferição de opções investigativas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como considerações finais em nível preliminar, ressalta-se a relevância do aprofundamento do conhecimento dos temas estruturantes (paisagem e morfologia, crime e segurança, e via e mobilidade) e a importância da construção de indicadores de seguridade no entorno de eixos viários.
(O9.4) PIBIC Master – CCOMP, ECV, MEDVET, DIR, ARQUR, FILO : 27/10 – 10h30 – 12h00 – Auditório – Mario de Abreu