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COMPARTILHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

RESUMO

INTRODUÇÃO: O compartilhamento de práticas docentes poderia contribuir para que não haja um isolamento de práticas e de aprendizados estimulando o individualismo, mas para que o corpo docente tenha ao seu alcance a ciência de todas as práticas de ensino e aprendizado sendo aplicadas em sua área, não padronizando o corpo docente, mas sim dando base para que o professor possa escolher a prática que mais se adapta e para que a partir dela desenvolva seu trabalho dentro e fora da sala de aula. – OBJETIVOS: Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o impacto das técnicas e estratégias de publicidade e propaganda aliadas aos elementos do digital storytelling na divulgação de recursos digitais para o desenvolvimento profissional do docente no ensino superior. – MATERIAIS E MÉTODO: O referencial teórico utilizado para a construção da pesquisa baseou-se principalmente na tese de doutorado da doutora Patrícia Meyer intitulada “Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior” (MEYER, 2018), tese que deu vida ao portal OBSERVA (Observatório de Práticas de Ensino e Aprendizado). Foram realizadas edições de quatro vídeos para compor os vídeos publicitários das redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedln), respeitando os formatos, limitações e tirando proveito das possibilidades oferecidas por cada uma delas. Os quatro vídeos foram também editados para a publicação no Portal. – RESULTADOS: A realização deste trabalho, além da aprendizagem técnica, trouxe também aprendizagens sobre aspectos importantes quanto ao trabalho e desenvolvimento do profissional docente. Destaca-se aqui: a estagnação acadêmica, a falta de suporte encontrada pelos professores novatos que levam a desistência de seguirem suas carreiras, a influência do meio ambiente no estudo, a simulação como uma forma de aprendizagem sobre a profissão esta profissão, a importância da utilização de materiais complementares no ensino, da importância da adaptação das aulas para o contexto dos estudantes, identificado pela participação do professor nas redes sociais de seus estudantes, e sobre a importância do envolvimento dos estudantes na aprendizagem de seus colegas. Todas estas descobertas foram possíveis pelo uso da técnica de storytelling, no qual o professor conta na entrevista experiências de sucesso em sala de aula. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pelas leituras realizadas e pelas entrevistas dos professores, pode-se concluir que Professores que possuem consciência de suas ações e são abertos para novas experiências são as personalidades de professores que mais tendem a incluir o uso de redes sociais em suas práticas, mas ressalto que a busca pelo conhecimento é um processo inerte ao ser humano desde seus primeiros dias na terra, basta alinhá-lo a sua prática.

PALAVRAS-CHAVE:

ensino; storytelling; marketing; didatização.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.3.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.3) : 25/10 – 16h00 – 16h30 – Hall – Bloco Verde A10
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar Cel PM Felippe de Sousa Miranda, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Daniella Inglês Bueno.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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