INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, acarretando diversos impactos e desafios na vida da sociedade, principalmente, dos estudantes e educadores. Durante a pandemia, houve várias medidas que impediam as pessoas de saírem para fazer compras ou para ir ao trabalho e, no caso dos estudantes, de irem às escolas estudar. Ao considerar tal impedimento, as escolas adotaram o ensino remoto, ou seja, os estudantes e os professores utilizaram a internet e os recursos tecnológicos para desenvolverem as atividades pedagógicas. Considerando esse fato, o trabalho corrente corresponde a uma pesquisa que trata das dificuldades e superações dos estudantes no ensino remoto – uma modalidade de ensino, cuja ideia principal é empregar o uso das tecnologias digitais como uma prática educacional, desenvolvida em domicílio. – OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo verificar como os estudantes enfrentaram as dificuldades de aprendizagem durante a realização do ensino denominado remoto na escola. De outro modo, também é de interesse dessa pesquisa mapear as tecnologias digitais de ensino e aprendizagem utilizadas pelos estudantes durante o período da pandemia na escola. – MATERIAIS E MÉTODO: Inicialmente, delimitamos o método investigativo como uma abordagem qualitativa configurada no campo investigativo da Educação e elegemos os procedimentos metodológicos ou técnicas de pesquisa como sendo a observação direta extensiva. Segundo Michel (2015, p. 81) apud Marconi e Lakatos (2019, p. 189), a “Técnica é um conjunto de procedimentos de que se serve uma ciência ou arte; é a habilidade para usar esses preceitos ou normas. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção de seus propósitos.”. Portanto, o procedimento para a verificação apontada nesse parágrafo será por meio da observação direta extensiva realizada através de questionários e de formulários encaminhados aos sujeitos participantes dessa investigação. – RESULTADOS: Dos estudantes, 13% afirmam que acessaram as aulas remotas sem auxílio, enquanto 72,5% afirmaram que tiveram auxílio da equipe pedagógica ou professor para facilitar a participação nas aulas remotas, sendo que 13% acrescentam que o auxílio da equipe pedagógica ou professor não foi suficiente. Porém segundo a pesquisa, ao navegar pelo ambiente classroom, 36,9% foi a média de fácil e muito fácil que os estudantes acharam ao acessar a plataforma, enquanto 26,1% acharam ´´mais ou menos“ fácil para acessar. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que os métodos de estudos e ensinamentos durante a pandemia foram desenvolvidos de formas abrangente. As evoluções tecnológicas beneficiaram os estudantes e professores, já que por meio das plataformas criadas e desenvolvidas, os alunos tiveram mais facilidade de acesso às aulas e contato com o seu lecionador por meio online, além de que diversos aplicativos de entretenimento proporcionaram uma aula mais produtiva para os estudantes e professores.