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ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Todos os anos o Brasil recebe imigrantes, vindos de diversos lugares do mundo, apresentando assim, uma grande diversidade cultural no país. Quando um aluno estrangeiro é inserido em uma sala de aula multicultural, as diferenças são nítidas e o professor, na maioria das vezes, não está preparado para lidar com todas as adversidades que surgirão. – OBJETIVOS: Através da coleta de dados no colégio, com estudantes e professores de PLE (Português como língua estrangeira), a fim de analisar os materiais didáticos, a metodologia de ensino e aprendizagem, e a percepção dos informantes sobre o processo de ensinar e aprender PLE. – MATERIAIS E MÉTODO: Analisar os textos e artigos propostos pela professora orientadora auxiliou em uma melhor compreensão do projeto estabelecido. A coleta de dados é um dos passos mais importantes para o estudo, onde foi verificado quantos alunos estrangeiros participam das atividades escolares no Colégio Estadual Costa Viana. Elaboramos um questionário para os alunos estrangeiros e outro para os professores que lecionam para eles. Para nos proporcionar uma análise próspera, verificamos alguns exames e avaliações de proficiência, observando os critérios que eles utilizam. – RESULTADOS: Aqui é apresentado o levantamento de dados feito com as respostas dos questionários do aluno e do professor. Todas as respostas que obtivemos tiveram uma grande importância ao nosso estudo. Foram analisadas perguntas sobre a cultura dos países dos estudantes respondentes, e em ambos os questionários foram examinadas as dificuldades nas quatro práticas discursivas, os materias didáticos e os gêneros textuais estudados em sala de aula. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nossa pesquisa mostrou resultados positivos, os questionários trouxeram dados importantes como: as maiores dificuldades do aluno estrangeiro na sala de aula, os materiais didáticos utilizados pelo professor de língua portuguesa e a cultura dos países de origem desses estudantes. A pesquisa mostrou a realidade dos alunos estrangeiros e professores de língua portuguesa em sala de aula. Foram apresentadas as perspectivas de dois alunos estrangeiros, de um professor de língua portuguesa e de uma aluna brasileira, havendo uma ampla comparação de dados, desenvolvendo nosso projeto.

PALAVRAS-CHAVE:

PLE (Português como Língua Estrangeira/Adicional); ensino e aprendizagem; imigrantes; materiais didáticos; questionário.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O7.6) PIBIC Jr: SS, BIOETI, LING : 26/10 – 16h30 – 18h30 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Costa Viana, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Antonio Flávio Claras.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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