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A SALA DE AULA PLURILÍNGUE E O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR DE ENSINO DE LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Ao reconhecer as linguagens como importantes formas de representação de um fenômeno cultural, além de potenciais sujeitos à mediação cultural, abre-se espaço para essa coexistência solidária Quando um aluno estrangeiro é inserido em uma sala de aula multicultural, as diferenças são nítidas e o professor, na maioria das vezes, não está preparado para lidar com todas as adversidades que surgirão. – OBJETIVOS: Através da coleta de dados no colégio, com estudantes e professores de PLE (Português como língua estrangeira), a fim de analisar os materiais didáticos, a metodologia de ensino e aprendizagem, e a percepção dos informantes sobre o processo de ensinar e aprender PLE. – MATERIAIS E MÉTODO: Analisar os textos e artigos propostos pela professora orientadora, auxiliou em uma melhor compreensão do projeto estabelecido. O recolhimento de dados é um dos passos mais importantes para o estudo, onde foi verificado quantos alunos estrangeiros participam das atividades escolares no TECPUC. Elaboramos um questionário para os alunos estrangeiros e outro para os professores que lecionam para eles. Para nos proporcionar uma análise próspera, verificamos alguns exames e avaliações de proficiência, observando os critérios que eles utilizam. – RESULTADOS: Aqui é apresentado o levantamento de dados feito com as respostas dos questionários do aluno e do professor. Todas as respostas que obtivemos tiveram uma grande importância ao nosso estudo. Foram analisadas perguntas sobre a cultura dos países dos estudantes respondentes, e em ambos os questionários foram examinadas as dificuldades nas quatro práticas discursivas, os materiais didáticos e os gêneros textuais estudados em sala de aula. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nossa pesquisa mostrou resultados positivos, os questionários trouxeram dados importantes como, as maiores dificuldades do aluno estrangeiro na sala de aula, os materiais didáticos utilizados pelo professor de língua portuguesa e a cultura dos países de origem desses estudantes. A pesquisa mostrou a realidade dos alunos estrangeiros e professores de língua portuguesa em sala de aula. Foram apresentadas as perspectivas de quatro alunos estrangeiros, havendo uma ampla comparação de dados, desenvolvendo nosso projeto.

PALAVRAS-CHAVE:

português como língua estrangeira; sala de aula plurilíngue; estudantes intercambistas; materiais didáticos; questionário.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O7.6) PIBIC Jr: SS, BIOETI, LING : 26/10 – 16h30 – 18h30 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristovão (TECPUC), acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Juliana Lobo Fecci.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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