Logo PUCPR

HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: Trata-se da pesquisa sobre a história de vida de professores da rede pública de educação paranaense e suas experiências durante a pandemia da COVIDe-19. – OBJETIVOS: Essa pesquisa tem por objetivos conhecer as histórias de vida de professores, descobrir as motivações que levaram os docentes a escolherem o magistério e a forma como enfrentaram as mudanças provocadas pelo novo coronavírus. – MATERIAIS E MÉTODO: Para o desenvolvimento da pesquisa, em um primeiro momento foi utilizado da pesquisa bibliográfica, para embasamento e aprofundamento em temas relacionados ao projeto. Em um segundo momento, realizou-se a pesquisa de campo, quando foram realizadas entrevistas presencialmente com os professores escolhidos. Após os dados serem coletados, foram eles catalogados e analisados. Alguns autores que auxiliaram na realização da pesquisa foram Nóvoa (1992) e Bardin (2011), entre outros. – RESULTADOS: Do subtema “Histórias de vida” foi retirada a categoria “Razão para escolher a docência como profissão”, e essa categoria foi dividida em quatro subcategorias (motivações de cunho pessoal, político, social e econômico). Assim foram identificadas motivações e incidências nas histórias dos professores pesquisados que os levaram à escolha do magistério. Do subtema “Pandemia de COVID-19” foi retirada a categoria “Trabalho remoto na pandemia”, da qual foram retiradas sete subcategorias (convivência familiar, preparo e desenvolvimento das aulas, interação com os alunos, bem-estar físico e mental, emprego da tecnologia, lição que se pode tirar da pandemia e expectativas com o ambiente pós-pandêmico). Dessa forma, foi possível analisar de uma forma mais profunda como a experiência impactou a vida dos professores e descobrir a opinião dos docentes sobre questões relacionadas à pandemia, à educação e ao ensino remoto. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio da pesquisa destacou-se como os âmbitos pessoal, político, social e econômico influenciam a escolha de uma profissão pelos professores pesquisados. Os efeitos da pandemia na educação e na vida dos professores foram explorados, sendo possível entender o “lado do professor” durante o ensino remoto, dificuldades e superações durante esse tempo.

PALAVRAS-CHAVE:

histórias de vida de professores; pandemia COVID-19; ensino remoto.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.3.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.3) : 25/10 – 16h00 – 16h30 – Hall – Bloco Verde A11
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristovão (TECPUC), acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Juliana Lobo Fecci.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email