INTRODUÇÃO: O presente relatório tem a proposta de análise de livros didáticos, sob o viés da lei 10.639/03 que a principio trás consigo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrodescendente nas escolas públicas do Estado do Paraná. O estudo dos livros foi feito a partir da analise de uma conjuntura de imagens, gravuras, pinturas, e biografias coletados, com o auxílio de tabelas comparativas e quantitativas em relação ao que diz a presença de personagens negros(as) e personagens brancos(as), testemunhando a desigualdade em que se diz a relações raciais no âmbito da análise. – OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo a análise de livros didáticos de língua portuguesa, correspondentes aos 2º e 3º anos do ensino médio admitidos em escolas públicas do Estado do Paraná. Visando expor possíveis avanços e retrocessos da representação de personagens negros e negras nos livros didáticos, tendo como base o uso da lei 10.639/03, que vigora desde 2003, objetivando estabelecer obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas do Estado do Paraná. – MATERIAIS E MÉTODO: O livro didático é um grande aliado no processo de formação educacional do estudante, pois é a partir dele, que muitas tem como base em sua jornada, dito isto, é importante que haja representações condizentes a personagens negros(as) e brancos(as) nos manuais didáticos, que de fato não reforcem esteriótipos das demais culturas. MATERIAIS E MÉTODOS: A análise foi realizada em perspectiva diacrônica. Foi adotada a proposta metodológica de Hermenêutica de Profundidade/HP (Thompson, 1995), envolvendo três níveis de análise. O primeiro nível foi a análise sócio-histórica de produção simbólica, em seguida a analise de figuras, gravuras, e pinturas encontradas nos livros. E por fim, a retratação da representação de personagem negros(as) e brancos (as). – RESULTADOS: No contexto geral, foi possível identificar a partir de imagens e biografias que estão inclusas nesse relatório, a uniformização da representação de personagens brancos(as), se sobressaindo em comparação com a presença de personagens negros(as) nos livros didáticos, dando a entender de forma implícita a pouca valorização e representação com a diversidade em especifico a de personagens negros (as), impondo uma desvalorização a cultura negra. Ademais, as interpretações que embrenham o combate ao preconceito, havendo valorização da cultura. A Lei citada anteriormente, teria sido de fato efetivada se houvesse maior conformidade e igualdade nos dados que se referem as representações de personagens negros (as) nos livros didáticos mantidos em escolas públicas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao concluirmos o presente relatório referente a presença de personagens negros nos livros didáticos de língua portuguesa, foi possível identificar que, no caso dos dois livros analisados foi observado a falta de representatividade por parte dos movimentos negros expressos em imagens, gravuras ou pinturas nos livros, ao comparar com a presença de representações de personagem brancos(as).