Logo PUCPR

LIMITES E POTENCIALIDADES DO ZONEAMENTO NO ORDENAMENTO DA OCUPAÇÃO URBANA: ANÁLISE ESPACIALIZADA DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NOS EIXOS ESTRUTURAIS DE CURITIBA (PR)

RESUMO

INTRODUÇÃO: A cidade de Curitiba, PR passou, ao longo de sua história, por um processo evolutivo na maneira de planejar seus espaços urbanos, tal processo levou a cidade a ser reconhecida mundialmente como um modelo de cidade planejada. – OBJETIVOS: Nesta pesquisa tem-se por objetivo geral investigar os padrões socioeconômicos da população residente ao longo dos Eixos Estruturais Norte e Sul do município de Curitiba, PR. Para tanto, busca-se (i) Identificar e sistematizar indicadores capazes de expressar padrões ou facetas socioeconômicas da área de estudo e (ii) Compreender os padrões de distribuição espacial destes indicadores ao longo dos eixos estruturais estudados. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se organiza em três etapas subsequentes. A primeira fase envolveu o aprofundamento teórico sobre os temas de pesquisa, que foi seguida de uma fase de coleta de dados sobre dados georreferenciados a partir das bases do IPPUC, da Prefeitura Municipal e do IBGE. Após diversas buscas e análises, optou-se por trabalhar com o valor da terra e com duas variáveis de caracterização socioeconômica: renda familiar e percentual de mulheres chefes de família. A partir delas, a terceira fase se concentrou na triangulação dos dados para realizar uma análise integrada, possibilitando a compreensão de grandes tendências e dinâmicas de concentração ou dispersão. – RESULTADOS: Os resultados obtidos permitem discutir os padrões de concentração em espaços que, em tese, buscam uma configuração de ocupação linear. De fato, o que se observa é uma configuração radial, com valor da terra e renda média condicionadas pela proximidade ao centro da cidade, possibilitando-se questionar o real alcance das diretrizes estabelecidas no Plano Diretor Municipal e na Lei de Zoneamento para promover o esperado crescimento linear ao longo dos Setores Estruturais. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho, assim, tensiona os imperativos esperados de crescimento linear dos Setores Estruturais e apontam para uma configuração que convida a maiores pesquisas, compreendendo a persistência de um modelo radial de valor da terra e concentração de renda populacional, ensejando questões sobre os desafios para o planejamento urbano curitibano. Para além do caso em si, os resultados contribuem para se pensar nos limites do zoneamento tradicional como ferramenta hegemônica de planejamento e gestão urbanos.

PALAVRAS-CHAVE:

zoneamento; valor da terra; crescimento urbano linear.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde A05
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Protasio de Carvalho, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Alexandre Bezerra.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email